Exercícios de Revisão - Professora Isabel

Páginas: 8 (1937 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
Exercícios de revisão para a avaliação de setembro.
Assunto: Embriologia.

1. Explique o que é a fecundação e qual o resultado deste fenômeno.
A fecundação ou fertilização é o processo onde o gameta masculino (espermatozoide) se une ao gameta feminino (óvulo, nos animais, e ovócito secundário, na espécie humana). O processo de fecundação só é completo quando os dois núcleos haploides, um decada gameta, unem-se formando um núcleo diploide, processo chamado de cariogamia ou anfimixia. E assim forma-se uma única célula, chamada ovo, célula-ovo ou zigoto.

2. (UFJF -MG) Sabemos que a embriologia é parte da biologia que estuda as transformações que se processam em um embrião em desenvolvimento. Cite os tipos de ovos que se formam após a fecundação, sua segmentação e um exemplo deocorrência.


Tipo de ovo
Tipo de segmentação
Ex. de ocorrência

Isolécitos ou Oligolécitos
Segmentação holoblástica igual
Equinodermos, protocordados e mamíferos placentários.

Heterolécitos ou Mediolécitos
Segmentação holoblástica desigual
Platelmintos, anelídeos, moluscos, anfíbios e algumas espécies de peixe.

Megalécitos ou Telolécitos
Segmentação meroblástica discoidal
Aves,répteis, algumas espécies de peixe e mamíferos monotremados.

Centrolécitos
Segmentação meroblástica superficial
Característico dos insetos.

3. (UFRJ) A gema do ovo de uma galinha é formada por uma única célula, o óvulo, caso não tenha sido fecundada pelo espermatozóide do galo. Nesta célula, a grande massa amarela corresponde a reserva nutritiva chamada vitelo. Por outro lado, um animal muitomaior, como a vaca, produz óvulos microscópicos. Explique por que, necessariamente, o óvulo da galinha é maior que o da vaca.
É maior pois se trata de uma ave. As aves possuem gestação externa, ou seja, seus embriões se desenvolvem fora do corpo da mãe, dentro dos ovos. Para que esses embriões se desenvolvam é necessário alimento. O óvulo da galinha já vem com esse alimento junto, que é a gema doovo e é dela que o embrião, futuro pintinho, se alimenta para se desenvolver. A vaca, possui gestação interna. O embrião se alimenta do corpo da mãe, através da placenta e por isso o óvulo só necessita ter o material genético para se unir ao espermatozoide masculino.

4. O que são blastômeros? Quando se usa os termos micrômero e macrômero?
O zigoto sofre várias divisões mitóticas, formando umconjunto que possui 64 células, chamadas blastômeros. Há o zigoto, formando 2 blastômeros, depois 4 blastômeros, 8 blastômeros, 16 blastômeros e depois, 64 blastômeros, dando origem a mórula. À medida que as divisões mitóticas vão acontecendo, formam-se blastômeros com tamanhos diferentes. Os blastômeros de tamanho pequenos são os micrômeros e os grandes, macrômeros.

5. O que é vitelo? Como eleinterfere na segmentação ou clivagem do ovo?
O vitelo é uma reserva de nutrientes existente nas célula-ovos dos animais para alimentar o embrião. O tipo de segmentação que o zigoto sofrerá está relacionado à quantidade de vitelo acumulada no óvulo. Quanto maior a quantidade de vitelo no óvulo, mais lenta será a segmentação do zigoto.

6. O que é a mórula? Quais as características deste grupo decélulas?
A mórula é um conjunto de células, consequência de sucessivas clivagens (parece uma amora). A mórula é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais, depois do zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células. Nesta fase, a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele, e passa a chamar-se blástula.

7. O que acontecena fase de blástula?
As células da mórula se posicionam na porção periférica e passam a secretar um liquido que se acumula e preenche a cavidade central denominada blastocele. Essa etapa é denominada de blástula. É nesse estágio do desenvolvimento que o embrião chega à cavidade uterina e realiza a nidação (ou implantação).

8. Defina ectoderme, endoderme e arquêntero.
No fim da blástula,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exercicios de revisao
  • Exercício Revisão
  • Exercícios de revisão
  • Exercicios de revisao
  • EXERCICIO DE REVISAO
  • Exercicios de revisao
  • Exercicio de revisão
  • Exercícios de Revisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!