Exercícios-de-governança-de-ti-walter-cunha.pdf

2943 palavras 12 páginas
Exercícios: Governança de TI – Prof. Walter Cunha http://www.waltercunha.com

PRIMEIRA BATERIA PMBoK 1. (FCC/ANALISTA-MPU 2007) De acordo com o corpo de conhecimento da gerência de projetos, as simulações para análise de risco de prazos são possíveis utilizando (A) o Arrow Diagramming Method. (B) a técnica Monte Carlo. (C) o modelo WBS. (D) a análise de custo/benefício. (E) o Project Charter. 2. (CESPE/AFCE-TCU-TI 2009) Se, em um projeto, o valor agregado a um componente da estrutura analítica de projetos ou atividade do cronograma for inferior ao custo real correspondente ao elemento em foco (componente ou atividade), o índice de desempenho de custos correspondente ao elemento assumirá um valor maior que um, sinalizando que o projeto pode estar acima do orçamento. 3. (ESAF/AFC-CGU-TI-Sis 2008) Em um Plano de Projeto, a Estrutura Analítica a) define a estratégia de acompanhamento da evolução do projeto. b) descreve as dependências entre atividades, o tempo estimado requerido para atingir cada marco e a alocação de pessoas nas atividades. c) descreve os relatórios de gerenciamento que devem ser produzidos. d) descreve a divisão do trabalho em atividades e identifica os marcos e os produtos a serem entregues com cada atividade. e) descreve o modo como a equipe de análise é organizada, as pessoas envolvidas e seus papéis na equipe. 4. (CESGRANRIO/ANALISTA-BNDES 2008) O diagrama de rede abaixo representa as atividades de um cronograma de um projeto, onde a duração de cada atividade é mensurada em dias.

Se as durações das atividades H e I fossem alteradas, respectivamente, para 4 e 6 dias, qual seria o caminho crítico? (A) A-B-D-I (B) A-C-E-I (C) A-C-E-F-H (D) A-G-F-H (E) A-G-I

COBIT 5. (FCC/ANALISTA-TRT2 2009) Gerenciar Projetos, segundo o COBIT, é um processo de TI pertencente ao domínio de (A) Planejamento e Organização. (B) Planejamento e Controle. (C) Aquisição e Implementação. (D) Entrega e Suporte. (E) Monitoração e Controle. 6. (CESPE/AFCE-TCU-TI 2009)

Relacionados