Exercícios de empreendedorismo

Páginas: 7 (1580 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
1 – Qual foi o maior motivo do crescimento do empreendedorismo no Brasil?

R- Boa parte do crescimento se deve à tentativa de driblar o desemprego, somada a Lei geral das Micro e Pequenas empresas que veio a facilitar e desburocratizar a criação e legalização de novas empresas.
E muitos empreendedores têm se preparado melhor para o papel de dono do negócio.

2 – O que você entende porempreendedorismo?

R- Ser empreendedor é ter visão de futuro, com bases sólidas que faz com que a pessoa construa nas medidas que lhe são cabíveis os seus grandes passos rumo ao objetivo traçado. Empreender é arriscar com consciência.

3- Qual o principal objetivo do empreendedorismo?

R- Muitos são os objetivos quando se empenham num empreendimento, o ato de começar um negócio. Um dos principaisobjetivos é a possibilidade de criar emprego para si e para os outros. No entanto, existem outras razões que podem até mesmo possuir um viés mais pessoal e ter origem em outros tipos de motivação.
Mas tem como objetivo principal gerar novas oportunidades através da criatividade, inovação,perseverança e planejamento,mas correndo um certo risco,de forma a transformar o sonho em realidade.

4-Qual o conceito de empreendedorismo do autor Dolabela?

R- “O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão,mas não só.Deve saber persuadir terceiros ,sócios,colaboradores,investidores,convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro”.

5- Conforme o texto que estudamos qual o conceito que mais se encaixa nos dias de hoje?

R- O de Robert Hirsch:“empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor,dedicando tempo e o esforço necessários,assumindo os riscos financeiros,psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

6 – Resuma a História do empreendedorismo.

R- No século XVII com o primeiro a trazer o conceito de empreendedorismo que é utilizado nosdias atuais.
Na época,o empreendedor celebrava contratos com o governo para realização de serviços ou fornecimento de produtos.
Naquele tempo surgiu a figura de Richard Cantillon,considerado o criador do termo empreendedorismo,o qual diferenciou o empreendedor (aquele que assume riscos) do capitalista (aquele que fornece capital).
Já no século XVIII,com a industrialização,tornou-se mais clara adiferença entre empreendedor e capitalista.
No final do século XIX e inicio do século XX volta a haver certa confusão entre os termos,quando o empreendedor passou a ser confundido com administrador.

7 – Como que foi a chegada do empreendedorismo no Brasil?

R- No Brasil o empreendedorismo ganha força apenas no final do século XX,na década de 90
Com a chegada de novos produtos importados aonosso mercado,uma economia estável e uma moeda forte,a economia do Brasil volta a crescer,surgindo com isso novas oportunidades em praticamente todos os setores da economia.

8- Defina o que é empreendedor?

R- Segundo Joseph Schumpeter “ é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços,pela criação de novas formas de organização,ou pelaexploração de novos recursos materiais.

9 – Qual a diferença entre empreendedor e administrador?

R- O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar.Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes. Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor é um administrador.

10- Explique com suas palavras e dê exemplos de tipos de empreendedores abaixo:

A – empreendedor por necessidade:

É o tipo de pessoa que,que por falta de espaço no mercado de trabalho,fica sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercício de empreendedorismo
  • Exercicios empreendedorismo
  • Exercícios Empreendedorismo
  • Exercicio Empreendedorismo
  • exercícios de empreendedorismo
  • Exercício Empreendedorismo
  • Exercicío empreendedorismo
  • exercicio de empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!