Exercícios de economia aplicada para estudo

Páginas: 13 (3048 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Exercícios complementares



1)Como funcionam os três instrumentos de política monetária que dispõe o governo?
O três instrumentos de política monetária são: Encaixe Técnico; Depósito Compulsório e Open Market.
Encaixe: percentual aplicado ao somatório diário dos depósitos à vista nos bancos comerciais que deverá ficar como reserva técnica e que não poderá ser emprestado pelos bancos. Oaumento desse percentual diminui a oferta de crédito dos bancos comerciais, inibindo consumo, combatendo assim a inflação. A diminuição dos percentuais acelera o consumo através da oferta de crédito.

Compulsório: percentual aplicado ao somatório diário dos depósitos à vista nos bancos comerciais que deverá ser remetido ao caixa do BACEN como reserva técnica. O aumento desse percentual diminui aoferta de crédito dos bancos comerciais, inibindo consumo, combatendo assim a inflação. A diminuição dos percentuais acelera o consumo através da oferta de crédito.

Open Market: Consiste na compra e venda de títulos públicos, por parte do governo, junto ao mercado. Caso pretenda aumentar a liquidez (oferta de moeda) no mercado, o BACEN compra títulos no mercado. Caso pretenda diminuir aliquidez(oferta de moeda) no mercado, O BACEN vende títulos.


2)O que você entende por inflação e como podemos caracterizá-la com base em suas origens?

Alta contínua nos preços. A inflação pode ser de Demanda( QD > QO, com a demanda aumentado em relação a oferta); de Custos ( aumento dos custos produtivos, sendo repassado aos preços ou diminuindo a oferta) e inflação inercial, que se dará pelocarragamento(indexação) ou por expectativas.

3)Quais as conseqüências do processo inflacionário sobre a economia?

A inflação provoca desvalorização da moeda, diminuindo seu poder de compra. Com isso haverá diminuição bem estar do sistema.


4)O que você entende pelo regime de metas de inflação?

A proposta do regime de metas é tornar pública a taxa de inflação a ser alcançada pelo bancocentral, bem como os instrumentos a serem efetivamente empregados
visando este objetivo e as análises que amparam o processo de tomada de decisão.
A adoção do regime permite que os agentes econômicos passem a ter uma referência da inflação futura de modo que o processo de formação de preços no presente se balize por essa perspectiva de inflação.
O regime de metas de inflação é caracterizado poralguns elementos principais, dentre eles: O anuncio público de um número como meta para a inflação e um comprometimento institucional de que a estabilidade dos preços será o primeiro objetivo da política monetária, ao qual os outros objetivos estarão subordinados.



5)Com relação à estrutura do balanço de pagamentos de um país, responda:

a) Quais as principais rubricas de umbalanço de pagamentos?

Conta de Transações Correntes – que contempla Transferências unilateriais; Renda Líquida do Exterior; Balança de Serviços e Balança Comercial.

Conta de Capital – que contempla Investimentos, Empréstimos e Financiamentos
b) Cite e explique as formas possíveis de ajustes nos déficits permanentes do
Balanço de Pagamentos de determinado país.

O déficit no Balanço dePagamento é verificado quando o Saldo da Conta de Transações Correntes é negativo. Esse Déficit pode ser financiado através de empréstimos e financiamentos externos( o que ocasionará endividamento externo) ou através do saldo positivo (superávit) da Balança Comercial ( X – M), uma vez que as demais contas do Balanço de Pagamento apresenta de forma característica, no Brasil, resultados negativos.c) Explique quais as principais políticas cambiais adotadas normalmente pelos
países?

As principais políticas cambiais estão ligadas aos regimes de variação da taxa de câmbio adotados. Esses regimes podem ser: Câmbio Fixo ( onde o governo atua comprando ou vendendo divisas - moeda estrangeira - no mercado interno para manter a taxa constante) ou regime de taxa flutuante de câmbio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicio Economia Aplicada
  • A importância do estudo da econômia aplicada ao direito
  • Estatística Aplicada para Administração e Economia
  • Economia aplicada
  • Economia aplicada
  • Economia Aplicada
  • Economia aplicada
  • Economia Aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!