Exercícios de dupla tarefa e melhoria da cognição de idosos fisicamente independentes: uma revisão de literatura

Páginas: 18 (4428 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UniFOA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

EXERCÍCIOS DE DUPLA TAREFA E MELHORIA DA COGNIÇÃO DE IDOSOS FISICAMENTE INDEPENDENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

MARINA MEIRELES LISBÔA

VIÇOSA 2012

MARINA MEIRELES LISBÔA

EXERCÍCIOS DE DUPLA TAREFA E MELHORIA DA COGNIÇÃO DE IDOSOS FISICAMENTE INDEPENDENTES

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado ao Centro Universitário de Volta Redonda – UniFoa, como um dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Treinamento Personalizado e Funcional

Orientador: Prof. Ms. Anderson Amaral

VIÇOSA 2012

Título: EXERCÍCIOS DE DUPLA TAREFA E MELHORIA DA COGNIÇÃO DE IDOSOS FISICAMENTE INDEPENDENTES

Autor: Marina Meireles Lisbôa

Aprovada em:________/________/________

Banca examinadora:

_______________________________________________________________ (Prof. Ms.Vinicius Damasceno)

_______________________________________________________________ (Prof. Ms.Wellington Segheto)

VIÇOSA 2012

DEDICATÓRIA Dedico este trabalho a todas as pessoas que passaram em minha vida e que de alguma forma me fizeram crescer pessoalmente e profissionalmente,sobretudo aos que nos momentos mais difíceis ainda acreditaram em mim. Também o dedico à minha família, especialmente ao meu marido Bruno e às minhas filhas Maria de Cássia e Maria Eduarda.

AGRADECIMENTO

Agradeço ao professor Anderson Amaral pela confiança, disponibilidade e atenção. Ao meu pai, Rogério, pelo incentivo. À minha irmã Luisa, pelos ensinamentos. À minha avó Natávia pelo amor ecarinho. À minha mãe Maria de Cássia, que com uma força inexplicável sempre se faz presente em minha vida. Ao Bruno que com todo seu amor e dedicação esteve sempre ao meu lado construindo junto comigo essa vitória e às minhas filhas, Maria de Cássia e Maria Eduarda, dois anjinhos que caíram do céu e que me faz acreditar através de um simples sorriso que a vida vale à pena, muito obrigada. A toda minhafamília e amigos obrigada pela torcida! E acima de tudo, agradeço a Deus pela oportunidade de ter concluído mais essa etapa.

RESUMO O objetivo deste estudo foi contribuir por meio da revisão de literatura, sobre o entendimento da relação entre defícit cognitivo e exercícios de dupla tarefa em idosos fisicamente ativos. Assim, para este artigo, foram considerados estudos feitos em sereshumanos, o nível de reconhecimento dos pesquisadores na área, e estudos clássicos da área de exercícios de dupla tarefa e melhoria da cognição de idosos fisicamente independentes. O Brasil tem evidenciado, nas últimas décadas, um aumento significativo no número de pessoas idosas, o que acarreta, no âmbito dos serviços de saúde, problemas de longa duração, uma vez que as enfermidades e restrições destapopulação tendem a se caracterizar por condições crônicas e degenerativas exigindo tratamento constante, longos períodos de hospitalização e de reabilitação. Sendo assim, apresenta-se a importância de conceitos do processo de envelhecimento, cognição, dupla tarefa e exercícios físicos, promovendo uma reflexão e mudanças na prática do profissional. Após apreciação deste estudo foi possível concluirque a proposta de exercícios de dupla tarefa aplicada a indivíduos idosos, com relação à melhoria da capacidade funcional e sua correlação ao déficit cognitivo mostraram-se bem positiva. Os benefícios dos exercícios de dupla tarefa ultrapassam as questões cognitivas e de capacidade funcional. A melhoria da autonomia, diminuição de quedas e qualidade de vida foram constatadas ao longo do estudo.Palavras-chave: Déficit cognitivo, exercícios de dupla tarefa, envelhecimento.

ABSTRACT The objective of this study was to contribute by reviewing literature on understanding the relationship between cognitive deficits and dual task exercises in physically active elderly. Thus, for this article, we considered studies in humans, the level of awareness of researchers in the area, and classical...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação d Equilíbrio Dinâmico Sob Condição de Tarefa Única e Tarefas Duplas em Idosos Praticantes de Exercícios...
  • RISCO DE QUEDA EM IDOSOS NÃO-INSTITUCIONALIZADOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
  • FATORES DECORRENTES DA DEPRESSÃO EM IDOSOS- Revisão de Literatura
  • HIDROCOLONTERAPIA COMO PREVENÇÃO DE DOENÇAS EM IDOSOS REVISÃO DE LITERATURA
  • ENFISEMA PULMONAR EM IDOSOS E TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO:UMA REVISÃO DE LITERATURA
  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM PARKINSON: UMA REVISÃO DA LITERATURA
  • O exercício físico como um fator para a melhoria da auto-estima do idoso
  • Cognição em idosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!