Exercícios biquimica

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CAMPUS DE SOROCABA
Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP-264
Bairro do Itinga - Sorocaba - São Paulo - Brasil
CEP 18052-780
Fone: (15) 3229-6000




Atividades SAC DISCIPLINA: BIOQUÍMICA COMPARADA

Aluno:.......................................................................................................................... Curso: ..........................................................

1. Sobre as enzimas:
a. Definir enzima, substrato e sítio ativo.
Enzimas são proteínas, polímeros de cadeia longa com aminoácidos sucessivamente ligados uns aos outros através de ligações peptídicas com atividade intra ou extracelularque têm funções catalisadoras nas reações bioquímicas, ou seja aumentam a velocidade das reações.
Substrato é a molécula que se liga ao sítio ativo e que é catalisado pelas enzimas na reação.
Sítio ativo é uma cavidade na estrutura molecular da enzima e é formado por grupamentos que vêm de diferentes partes da seqüência linear de aminoácidos, com uma forma tridimensional.

b. Fazer o gráfico davelocidade da reação S →P, catalisada enzimaticamente, em função da concentração de S.

[pic]
c. Definir constante de Michaelis-Menten (Km) e mostrar a relação entre seu valor e a afinidade da enzima pelo seu substrato.
A constante de Michaelis Menten é portanto a concentração de substrato para a qual a velocidade da reacção é metade da velocidade máxima. O Km de um substrato para uma enzimaespecífica é característico, e nos fornece um parâmetro de especificidade deste substrato em relação à enzima. Quanto menor o Km, maior a especificidade, e vice-versa. Portanto Km fornece uma boa medida de eficiência catalítica.
d. Fazer o gráfico da velocidade de uma reação enzimática em função de:
a. Concentração de enzima; b. Temperatura; c. pH. d. Justificar a forma dos gráficos.(TEM NO RELATÓRIO!!!!)

2. O que é ATP e qual sua função no metabolismo? E que são e quais os papeis dos NAD+ e dos FAD nos sistemas biológicos?
ATP: Trifosfato de adenosina ou adenosina trifosfato, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. Aenergia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.
A importância do ATP reside na grande quantidade de energia livre que acompanha a quebra das suas ligações fosfoanidrido. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo posterior. A molécula atua como uma moeda celular, ou seja, é uma forma conveniente de transportar energia. NAD: dinucleótido denicotinamida-adenina. É uma coenzima que apresenta dois estados de oxidação: NAD+ (oxidado) e NADH (reduzido). É usado como "transportador de eletrons" nas reações metabólicas de oxi-redução, tendo um papel preponderante na produção de energia para a célula.
FAD::- dinucleótido de flavina e adenina (FAD), também conhecido como flavina-adenina dinucleótido e dinucleótido de flavina-adenina. É um cofatororgânico (coenzima), necesárias ao funcionamento das enzimas. Também é um transportador de elétrons , produzindo energia para a célula.

3. Por que não se podem empregar integralmente as enzimas de uma via catabólica em sua correspondente via anabólica?
O fluxo em uma via metabólica é controlado pela regulação da atividade das enzimas que catalisam as etapas limitantes da velocidade da via. Se ummetabólito for convertido em outro metabólito por um processo exergônico, deverá haver um suprimento de energia livre para converter o segundo metabólito novamente no primeiro. Esse processo, energeticamente considerado “ladeira acima”, requer uma via diferente para, pelo menos, algumas etapas de reação.
A existência de rotas de interconversão independentes, é uma propriedade importante das vias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biquimica
  • biquimica
  • Biquimica
  • Biquimica
  • relatorio de biquimica
  • relatorio de biquimica
  • Estudo de biquimica
  • Trabalho casos clínicos de biquímica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!