Exercícios Bioquimica

Páginas: 19 (4569 palavras) Publicado: 14 de março de 2014

Introdução ao metabolismo

1- Descreva como um processo exergônico pode promover um processo endergônico.

A reação exergônica libera energia através da respiração celular e do catabolismo. Essa energia é convertida de ADP e Pi para ATP. Em seguida, ocorre a hidrólise de ATP para ADP e Pi e através do transporte, movimento e anabolismo, a reação endergônica requer energia.

2- Qual afunção metabólica das coenzimas reduzidas (NADH e FADH2)?

A função metabólica das coenzimas reduzidas é receber e transferir elétrons para o próximo carreador e se regenerar para participar de outros ciclos de oxidação e redução (redução reversível).

3- Defina Metabolismo, Anabolismo e Catabolismo.

METABOLISMO: Representa um conjunto de reações químicas enzimáticas (bastante complexas)que ocorre em todos os sistemas celulares biológicos dos seres vivos.
ANABOLISMO: É a biossíntese de moléculas mais estruturadas e complexas, a partir de pequenas moléculas mais simples. Esse tipo de reação ocorre com absorção de energia, e por isso é denominada de reação endoergônica. Parte da energia liberada pelos processos catabólicos é utilizada pelos processos anabólicos.
CATABOLISMO: É adegradação (quebra) de moléculas maiores, mais estruturadas e complexas, em moléculas menores. Esse tipo de reação ocorre com a liberação de energia sob a forma de calor, sendo por isso denominada de reação exoergônica.

4- Qual o objetivo da respiração celular e quais as fontes de energia utilizadas?

O objetivo da respiração celular é retirar energia acumulada de substancias orgânicas(alimentos) sendo que sua principal fonte de energia utilizada é a glicose.

5- Explicar onde ocorre e quais são os três estágios da respiração celular

Os três estágios são glicólise, que ocorre no citoplasma, o ciclo de Krebs, que ocorre na matriz mitocondrial e a fosforilação oxidativa, que ocorre na membrana interna da mitocôndria.

6- Qual é o substrato mais energético? Por que ele não é afonte primária de energia?

São os lipídeos porém eles não são utilizados como fonte primária de energia visto que a sua quebra requer um maior gasto sendo mais viável a degradação de carboidratos.


Enzimas

1- Definir enzima e sítio ativo.

Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas, com atividade intra ou extracelular, e que têm funções catalisadoras, catalisando reaçõesquímicas que, em sua ausência, provavelmente não ocorreriam. As enzimas transformam uma substância, o substrato, em outra, o produto, e são extremamente específicas para a reação que catalisam. Ou seja, em geral, uma enzima catalisa apenas um tipo de reação química.
O sítio ativo trata-se de uma cavidade com forma bem definida, revestida por cadeias laterais de aminoácidos para ajudar na ligação dosubstrato ou para participar da catalise diretamente.

2- Descrever o mecanismo da ação enzimática.

A enzima se liga ao substrato através do sítio ativo e age como catalisador, diminuindo a energia de ativação necessária para que a reação ocorra.

3- Definir cofator. Dê exemplos de cofatores inorgânicos e orgânicos.

São pequenas moléculas que podem ser orgânicas e inorgânicas que se ligaa enzima para ativar a reação, inorgânicos: íons metálicos... orgânicos: coenzimas...

Carboidratos (estrutura e função)

1- Quais são as funções dos carboidratos?

Função energética e estrurural

2- Como você pode deduzir, a partir da estrutura se uma molécula é um carboidrato?

Eles apresentam uma forma empírica constituída por carbono, hidrogênio e oxigênio, e possuem um grupofuncional aldeído ou cetona ligado a várias hidroxilas.

3- O que são monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos? Dê exemplos.

Monossacarídeos: são os açucares mais simples, apresentam reduzido número de carbonos (de 3 a 7). Ex.: pentoses, galactose, frutose...
Oligossacarideo: união de 2 a 20 moléculas de monossacarídeos, sendo que os principais são os dissacarídeos. Ex.: maltose,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exercicio de bioquimica
  • Exercícios bioquímica
  • Exercicios de Bioquimica
  • Exercícios bioquimica
  • Exercicios de bioquimica
  • exercicios de bioquimica
  • exercícios bioquimica
  • exercicio de bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!