Exercício Sistema Financeiro Nacional

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
1) O Conselho Monetário Nacional é composto por três membros, sendo eles: o Ministro da Fazendo, o Ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do Banco Central.
2) O Conselho Monetário Nacional é responsável por adaptar o volume de meios de pagamentos de acordo com o ambiente econômico e as perspectivas de desenvolvimento, regular os valores interno e externos da moedadoméstica e garantir o equilíbrio no balanço de pagamentos e zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras.
3) A principal atribuição do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional é julgar em última instância os recursos interpostos das decisões relativas à aplicação de penalidades administrativas por parte do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários.
4) A funçãoclássica do Banco Central é controlar a oferta de moeda e de crédito, desempenhando a função de executor de política monetária e cambial do país.
5) Emitir papel moeda e moeda metálica, realizar operações de compra e venda de títulos publicos e fixar a parcela compulsoria sobre as reservas bancárias.
6) São eles: Carta circular, Circular, Comunicado e Comunicado-conjunto.
Carta circular: é o escritopor meio do qual são transmitidas informações internamente em uma organização pública ou privada. Muito comum para disseminar mensagens entre empregados de uma empresa.
Circular: A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitarcomportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Comunicado: Um comunicado é uma declaração, uma nota ou um relatório que comunica una informação para conhecimento público. O comunicado pode ser elaborado por uma pessoa, uma empresa, uma organização ou um governo e é divulgado através dos meios de comunicação.
Comunicado-conjunto: Têm a mesma função do Comunicado, porém é realizado emsituação conjunta, ou seja, é elaborada por mais de uma pessoa, empresa, ou órgão governamental.
7) As operações acessórias são operações complementares a outras operações do banco, já as operações de prestação de serviço são relativas a convênios realizados pelo banco.
8) Sim. Mas somente a associados.
9) Operações de repasse e contribuições do setor público, empréstimos externos, empréstimos no paíse emissão de Certificado de Deposito Interfinanceiro.
10) Sim. Além das sociedades de arrendamento mercantil, são autorizados a realizar este tipo de operação os bancos de investimento e de desenvolvimento, as sociedades de crédito imobiliário e as associações de poupança e empréstimo, sendo que nas duas últimas as operações são celebradas com o próprio vendedor do bem.
11) Dois anos para benscom vida útil inferior a cinco anos e três anos para os demais.
12) Depósitos de poupança, emissão de letras hipotecárias e imobiliárias e emissão de Certificado de Deposito Interfinanceiro.
13) Não. São associações civis sem fins lucrativos.
14) Não. Apesar de ter basicamente os mesmos objetivos, as distribuidoras não têm permissão para operar no recinto das bolsas de valores, a exercer funçõesde agente emissor decertificado, a intermediar operações de câmbio e a manter serviços de ações escriturais.
15) Explorar os serviços das loterias federais, exercer o monopólio das operações sobre penhores civis, executar o Plano Nacional de Habitação Popular, o Plano Nacional de Saneamento Básico e administrar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
16) Além de atuar como bancos comerciais,o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste do Brasil exercem políticas de desenvolvimento e atuam como suporte financeiro das respectivas superintendências de desenvolvimento.
17) A Lei de Reforma do Sistema Financeiro Nacional foi responsável pela criação dos principais órgão normativos do sistema financeiro brasileiro, o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central.
18) Sociedades de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado financeiro e sistema financeiro nacional
  • HISTÓRIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
  • O sistema financeiro Nacional
  • Sistema financeiro nacional
  • Sistema financeiro nacional
  • Sistema Financeiro Nacional
  • Sistema financeiro nacional
  • Sistema financeiro nacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!