Exercício de redes: tracerout

Páginas: 2 (450 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
-------------------------------------------------
Contexto

O traceroute é um software para rastreamento de rotas pelas quais os pacotes seguem do dispositivo final de origem do usuário a uma redede destino. Cada roteador representa um ponto no qual uma rede se conecta a outra rede e o pacote foi encaminhado entre elas. O número de roteadores é conhecido como o número de “saltos” que osdados viajaram da origem ao destino.

O traceroute funciona enviando pacotes com o campo Time To Live (TTL) configurado para 1. O primeiro roteador (primeiro hop) envia então um pacote (ICMP) indicandoque o pacote não pode ser roteado (devido ter expirado o TTL) para a origem. Após receber a indicação de erro, um outro pacote é enviado com o TTL configurado para 2 e o segundo roteador (segundo hop)neste momento enviará uma indicação de erro para a origem. Esse processo continua até que se alcance o destino ou um limite pré-determinado. Para mais informações sobre o funcionamento do tracerouteconsultar o RFC1393.

Existem alguns roteadores que não enviam pacotes ICMP TTL Expired e, portanto, o traceroute ficará incompleto nestes casos. No entanto, o mecanismo do traceroute continuaráfuncionando ou mesmo o acesso da origem até o destino independentemente do resultado do traceroute.

Neste laboratório iremos usar o traceroute para ver os atrasos que um pacote está sujeito ao serenviado pela rede.

-------------------------------------------------
Usando o Traceroute

O traceroute é muito simples de se usar, normalmente é executado na linha de comando:
traceroute<endereço de destino> (Linux) ou

tracert <endereço de destino> (Windows)

-------------------------------------------------
Tarefa 1: Rastrear uma rota até um servidor remoto qualquer1. Traçar a rota para www.cisco.com. Quantos saltos há entre a origem e o destino? Qual o atraso apresentado no primeiro e no último roteador?
R: Da origem ao destino existem 08 saltos. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicios de redes
  • Exercicios de Redes
  • Exercicio
  • rede exercicio
  • Exercicio de redes
  • Exercícios de redes
  • Exercício de redes
  • exercicios de redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!