Exercício de prova

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
EXERCÍCIO
1) Comente sobre fisiologia renal.
A unidade fundamental do rin é o néfron. Os rins tem como função: • Excreção de subprodutos metabólicos• Regulação do volume e composição do Líquido extra celular (LEC)• Manutenção do equilíbrio ácido-básico e da pressão sanguínea • Estímulo para a produção de hemácias e aldosterona.

2) Cite algumas indicações clínicas para os diuréticos.Insuficiência Cardíaca Congestiva, Hipertensão Arterial Sistêmica, Síndrome Nefrótica e outras.

3) Como atuam os inibidores da anidrase Carbônica?
A ação dos inibidores da anidrase carbônica aumenta a excreção de bicarbonato, e posteriormente de água, Na+ e K. Dessa maneira, a urina é alcalinizada e há risco de acidose metabólica em seu uso prolongado. Essa é uma classe pouco utilizada, sendo deimportante atuação para oftalmologia. Porque diminui a secreção do humor aquoso, é utilizado em pacientes com glaucoma. Pode ser usado na alcalose metabólica.

4) Qual o mecanismo dos tiazidicos? Qual a indicação? Cite seus efeitos colaterais.
Atuam inibindo o canal de simporte de Na+ e K+, aumentando a excreção deles sem atuar na concentração da urina. Estas drogas são muito utilizadas naHipertensão Arterial Sistêmica e são indicadas para os pacientes com formação de cálculo.
EFEITOS COLATERAIS: Tontura – fraqueza – cãimbras – ansiedade - parestesia – peso nas pernas – impotência – às vezes, reações alérgicas.

5) Explique o mecanismo dos diuréticos osmóticos. Quais suas indicações?
Formam um complexo com a água e impedem sua reabsorção no interior do túbulo. São usados em elevaçãoaguda da pressão intracraniana ou intra-ocular e prevenção da insuficiência renal aguda.

6) Explique o mecanismo dos diuréticos de alça. Quais suas indicações?
Atuam ao inibir o co-transportador Na+/K+/2Cl- na alça ascendente espessa. Aumentam a perda de K+ e Ca+. Indicações: Insuficiência Renal,- Estados Edematosos, - Edema Agudo de Pulmão, - Hipertensão Resistente.

7) Explique o mecanismodos diuréticos do túbulo distal. Cite a indicação e dê exemplos.
Inibem o co-transportador NaCl no túbulo distal contorcido. Indicado para hipertensão, I.C leve e edema.
Ex. Traziolíticos (Hidroclortiazida, bendroflumetrazida), clortalidona.

8) Explique o mecanismo dos diuréticos do túbulo coletor. Dê exemplos.
São agonistas da aldosterona (ADH). Inibem a retenção de sódio e a secreção depotássio. São poupadores de potássio.
Indicado para ICC, hiperaldosteronismo, hipertensão essencial resistente. Ex espirinolactona e esplerenona.

9) Qual tratamento não farmacológico para hipertensão?
Reduzir o peso, mantendo-o dentro dos valores recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde); Praticar actividade física regular; Reduzir a ingestão de sal; Deixar de fumar; Reduzir ascalorias ingeridas e os alimentos gordos; Evitar viver em estresse.

10) O que é hipertensão essencial?
Distúrbio comum que se não tratado de modo efetivo resulta em um grande aumento da probabilidade de risco cardiovascular que pode ser uma trombose, AVE, insuficiência renal, etc.

11) Diga como é a ação dos bloqueadores centrais e cite alguns deles.
Os compostos de ação central inibem o fluxosimpático nos centros vasomotores cerebrais, principalmente por impedir a liberação de norepinefrina nas sinapses nervosas.

12) Como agem os inibidores ECA. Cite alguns de medicamentos desse gruipo.
Os inibidores de ECA diminuem a resistência vascular, o tono venoso e a pressão sangüínea, e, interrompem o aumento de adrenalina e aldosterona mediados pela angiotensina II. São exemplos dessegrupo o captopril, enalapril, ramipril, delapril e outros.

13) Cite os antagonistas adrenérgicos e dê exemplos dos mesmos.
Alfa 1: Vasoconstrição – aumento da resistência periférica – aumento da pressão arterial – midríase – estimulo da contração do esfíncter superior da bexiga – secreção salivar – glicogenólise hepática – relaxamento do músculo liso gastrintestinal. prazonina, doxazonina,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicios Prova
  • Exercicios E Prova
  • Exercício da prova de mestrado ufmg
  • exercícios para prova de arrais amador
  • Societária exercício prova 6
  • EXERCICIO SIMULA O PROVA
  • Exercicio Prova 1
  • Prova Fisiologia do exercicio Av2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!