Exercício mecanica apricada anhanguera

4103 palavras 17 páginas
-------------------------------------------------
Apresentação

A Atps é especialmente desenvolvida com o objetivo de favorecer a aprendizagem, promover o trabalho em grupo e direciona o aluno a raciocinar sobre a solução dos problemas mais comuns dentro de uma empresa. Foi nos exposto a Atps referente à matéria “Transferência de Calor”, onde ao finalizarmos teremos estimulados e aplicados nossos estímulos matemáticos e científicos através de cálculos e teorias pertinentes a engenharia mecânica. O curso de Engenharia é hoje um dos mais importantes ramos da engenharia, talvez com a grande necessidade de se buscar novas soluções quanto à redução de custo, a grande procura pelo motor que tenha menor perda de calor e de preferencia diminua ou não polua ao meio ambiente; no final da atps foi nos colocado o seguinte objetivo, que projetemos um trocador de calor do tipo “casca e tubos” e apresentá-lo através de um software específico para projetos disponível na unidade; a metodologia a ser utilizada é por primeiro conhecer o equipamento, sua aplicação e funcionalidade dentro da indústria, depois fixar os conceitos teóricos, após pesquisa e desenvolvimento do projeto.
Na Etapa 1 apresentamos os principais conceitos básicos sobre os mecanismos de transferência de calor, onde aplicamos suas estruturas e exemplos práticos no nosso dia a dia, com foco principal nos isolantes térmicos.
Na Etapa 2 conseguimos entender e perceber que em diversos momentos de nossa vida podemos presenciar, e até mesmo sentir, a transferência de calor entre objetos. Na cozinha, por exemplo, diariamente para preparar os alimentos precisamos aquecê-los; ao terminar de prepará-los, eles começam a esfriar até ficar na mesma temperatura do ambiente, ou seja, esfriam até atingir um equilíbrio térmico com o meio onde estão. Nesse exemplo a troca de calor ocorreu entre a panela onde estavam os alimentos e o ar que a rodeava. Não é por acaso que a cozinha esquenta: ela recebe o calor dos objetos

Relacionados