Exer.resolvido botanica

2135 palavras 9 páginas
1)O xilema é responsável pelo transporte de água e elementos minerais da raiz para a parte aérea da planta, enquanto que o floema é o tecido responsável pelo transporte de elementos orgânicos produzidos nas folhas. Ambos os tecidos são chamados de tecido complexo, pois apresentam vários tipos celulares.
a) Descreva quais são os tipos celulares do xilema e floema.
b) indique as características das células condutoras do xilema e floema.
XILEMA
Células parenquimáticas: função de reserva e condução a curta distância.
Elementos traqueais: são as células que fazem a condução do xilema. Possuem paredes lignificadas e espessas, e são células mortas quando maduras. Existem dois tipos de elementos traqueais: traqueídes e elementos de vaso.
Traqueídes: são células alongadas com paredes não perfuradas, e acumulam as funções de sustentação e condução. Se comunicam através de pontoações areoladas, presentes nas suas paredes laterais. São considerados os elementos traqueais mais antigos, encontradas em Gimnospermas e Pteridófitas.
FLOEMA
Células parenquimáticas: função de reserva e condução a curta distância.
Elementos crivados: são as células condutoras do floema, vivas porém anucleadas na maturidade. Dividem-se em células crivadas e elementos de tubo crivado.
Células crivadas: células com áreas crivadas nas paredes laterais; ocorrem em Gimnospermas e Pteridófitas.
Células companheiras: suprem metabolicamente o elemento de tubo crivado, e são intimamente associadas a estes, tendo a mesma origem: a partir de uma única inicial procambial/cambial.
Células albuminosas: suprem metabolicamente as células crivadas, mas estas não têm a mesma origem.

2) 01. A figura abaixo representa a secção transversal de um órgão vegetal em estrutura primária. Baseando-se nesta figura responda:
a) Que órgão é este?
b) Qual o nome das estruturas numeradas I a V?

02. Na estrutura primária da raiz, representada no esquema, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6 indicam,

Relacionados