EXEMPLO PR TICO DO BALANCED SCORECARD IMPLEMENTADOS NA GERDAU S

1940 palavras 8 páginas
EXEMPLO PRÁTICO DO BALANCED SCORECARD IMPLEMENTADOS NA GERDAU S/A

Gerdau S.A. é uma sociedade anônima de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, capital, empresa holding integrante do Grupo Gerdau, dedicada, principalmente, à produção e à comercialização de produtos siderúrgicos em geral, através de usinas localizadas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Canadá e Espanha.
O Grupo Gerdau é o maior reciclador de sucata da América Latina e está entre os maiores do mundo. O mercado mais importante é o setor industrial (fabricantes de bens de consumo), seguido do setor da construção civil.
Todo o Grupo Gerdau implementou a metodologia do BSC, no entanto a subsidiária que alcançou maior sucesso nessa empreitada foi a Gerdau Açominas, por isso foi escolhida para ter seu processo de implementação demonstrado nessa pesquisa e assim evidenciar alguns fatores que foram decisivos para o sucesso do projeto.

Missão e Visão
O Grupo Gerdau é uma organização empresarial focada em siderurgia, com a missão de satisfazer as necessidades dos clientes e de criar valor para os acionistas, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade. E sua visão estratégica é Ser uma empresa siderúrgica internacional, de classe mundial: este é o desafio do Grupo Gerdau. Sua meta é manter uma taxa de crescimento sustentada pelo equilíbrio entre rentabilidade e solidez financeira, que propicie a contínua geração de valor aos acionistas1.

Estratégia e Objetivos
O maior objetivo da Gerdau era alinhar processos a estratégia, tornando os esforços em processos mais eficazes na execução da estratégia. Foram identificados e criados fatores críticos de sucesso para alcançar os objetivos do mapa estratégico e consequente alcance da estratégia2.

Mapa Estratégico (Perpectivas)

Processo de Implantação do BSC3
Uma das subsidiárias do Grupo Gerdau, a Gerdau Açominas, que é a maior unidade produtiva do

Relacionados