Exemplo 14 Princípois de Fayol

525 palavras 3 páginas
1. No departamento pessoal de uma grande empresa, um funcionário faz toda a folha de pagamento, o outro faz todas as rescisões, outro faz todos os vale transportes, assim, se tornando especialista na função realizada.

2. Um gerente de restaurante, afim resolver um problema com falta de ingredientes, comanda sua equipe para contornar a situação e o esperado é que todos ajam de acordo com o solicitado. O gerente tem total responsabilidade pela consequência daquela ordem, seja positiva ou negativa, mesmo que a equipe tenha concordado com a decisão.

3. As aeromoças ao serem contratadas recebem o guia de normas e códigos de conduta da empresa, que deve ser seguidos rigorosamente e sem qualquer tipo de adaptação e/ou modificação para o bom andamento do trabalho.

4. Em uma grande organização, o departamento contábil é dividido por setores e há gerentes para cada um deles (gerente de livros, gerente de fiscal, gerente de finanças, entre outros) e um gerente geral. Em cada um desses setores é expressamente proibido que gerentes deem ordens aos funcionários de outros setores, caso necessite de algum serviço deve comunicar ao gerente do setor e o mesmo irá repassar a ordem para seu funcionário, a fim de precaver problemas na comunicação, contraordens, e principalmente distinguir a autoridade do gerente do setor e não criar dúvidas ao funcionário a quem deve se reportar.

5. .

6. Em uma loja de roupas de crianças o vendedor tem a suas metas individuais com prazo de entrega a cada dez dias e a meta da loja, meta coletiva, prazo mensal e de maior importância. Ao final de todo mês há uma reunião com os vendedores das lojas para premiação e bonificação das lojas que atingiram as metas e comunicação da meta da loja para o próximo mês

7. Uma organização paga o administrador de maneira satisfatória pelo seu trabalho, mas sempre exigindo resultados satisfatórios e que ultrapasse os objetivos da empresa, caso contrário a empresa acaba o substituindo.

Relacionados

  • A formação pedagógica do professor de ensino técnico em nível médio: tensões e (in)tenções
    43837 palavras | 176 páginas