exel

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014







Este trabalho foi nos proposto pelo professor João Paulo Mendes no âmbito da disciplina de Automação e Comando, no Módulo nº5- “Aquisição e tratamento de dados”.
Neste trabalho de pesquisa vamos abordar os seguintes temas:
Tipos de aquisição e tratamento de dados;
Equipamentos existentes;
Aplicações;
Modos de ligação;
Vantagens e desvantagens dos mesmos;
Encoders;Objetivos do módulo:
• Utilizar sinais analógicos provenientes de sensores e transdutores para quantificar digitalmente tensões, temperaturas, pressões, etc.
• Utilizar sinais rápidos provenientes de Encoders e outros sensores, utilizando-os corretamente em função da aplicação.
• Interpretar e utilizar corretamente manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes deequipamento elétrico / eletrónico e digitais. (Encoders, cartas analógicas, etc.).










Aquisição de dados
A aquisição de dados, através do recurso aos computadores pessoais ou industriais, é o processo pelo qual um fenómeno físico real é transformado num sinal elétrico proporcional e convertido num formato digital para posterior visualização, armazenamento, processamento e análise.
Emmuitas aplicações existentes, a aquisição de dados não se fica apenas na aquisição, mas também compreende ações de controlo sobre os sistemas em causa. O controlo corresponde ao processo pelo qual os sinais digitais provenientes dos computadores são convertidos em sinais apropriados para atuar em diversos equipamentos de controlo: atuadores, relés, válvulas moduladores, etc.Sensores e Transdutores
Os sensores e transdutores fornecem a ligação direta entre o mundo real e o sistema de aquisição de dados convertendo sinais de grandezas físicas em sinais elétricos (tensões ou correntes) apropriados para os condicionadores de sinais e/ou os equipamento de aquisição de dados.
Existem praticamente transdutores disponíveis para a medição de todas as grandezas físicasexistentes. Por exemplo: para a medição de temperaturas existem os termopares, as termoresistências, termístores e a junção de semicondutores, que convertem a temperatura do meio com o qual estão em contacto num sinal analógico proporcional;
Encoders
Encoder, em automação industrial, é um dispositivo eletromecânico que conta ou reproduz pulsos elétricos a partir do movimento rotacional de seu eixo.Pode ser definido também como um transdutor de posição angular.
Encoders ou geradores de Impulsos são equipamentos eletromecânicos, utilizados para conversão de movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em impulsos elétricos de onda quadrada, que geram uma quantidade exata de impulsos por volta em uma distribuição perfeita dos pulsos ao longo dos 360 graus do giro do eixo.
Existem doistipos de Encoder: Incremental e absoluto.





Aplicações
 Velocidade do motor / Leitor de RPM  é a forma mais comum de uso dos encoders. Neste tipo de aplicação o encoder á instalado diretamente no eixo do motor. O parâmetro principal de medição neste caso é a velocidade do motor no qual é passada ao controle do motor, podendo assim determinar a velocidade e direção da rotação do motor. Estetrabalho em conjunto entre o controlador e o encoder garante que o motor funcione da forma correta e segura e não de forma descontrolada comprometendo o processo em áreas onde este tipo de medição deve ser precisa.

Medição de Tensão, o encoder é montado nos motores que tocam a esteira e envia informações aos controladores de tensão. Qualquer alteração na velocidade da esteira ou do rolotensionador é transferida imediatamente ao controlador de tensão que avisa ao motor para fazer as correções necessárias para manter a velocidade e a tensão corretas. A manutenção da tensão correta é fundamental na montagem e aplicação de esteiras rolantes, pois evita o rompimento e outros acidentes que colocam em risco a segurança dos trabalhadores que atuam no local.
 
Medição Linear / Corte por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exel
  • exel
  • Exel
  • Exel
  • exel
  • exel
  • Manual de exel
  • Trabalho exel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!