EXEGESSE DO ANTIGO TESTAMENTO

872 palavras 4 páginas
EXEGESSE DO ANTIGO TESTAMENTO

Uma exegese é um estudo analítico completo de uma passagem bíblica, feito de tal forma que se chega à sua interpretação útil. Uma exegese é uma tarefa teológica, mas não mística. Existem certas regras e padrões sobre como fazê-la, embora os resultados possam variar em aparência, uma vez que as próprias passagens bíblicas variam bastante entre si.
Dessa forma, a tarefa de explicar a Bíblia é difícil pelas seguintes circunstâncias: muitos foram seus autores; o tempo da sua composição compreende um período de 1.600 anos; seus livros foram compostos em lugares inteiramente diversos; os costumes daquelas pessoas eram totalmente diferentes dos do mundo moderno; o cunho das línguas hebraica e grega é bem diferente das línguas modernas. Por isso, existem algumas Regras de Interpretação do texto bíblico, que devem ser seguidas, uma vez que, o texto bíblico deve ser explicado gramaticalmente, tendo em vista, a significação das palavras; observando que há palavras que possuem significados diferentes em contextos diferentes.
Um exemplo importante é sangue, por possuir muitas significações. Mat. 27:25 – “Caia sobre nós o seu sangue”, significa – a culpa de o terem sentenciado à morte caia sobre nós. Rom. 5:9 “...sendo justificados pelo seu sangue”, tem o sentido da sua obediência até a morte. Heb. 9:14 “...o sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas”, isto é, o seu sacrifício é o fundamento da justificativa e o instrumento e o motivo da santificação. A segunda regra de interpretação muito útil é conhecer o objetivo de certos livros serem escritos e também específicos capítulos. A terceira regra exegética da Bíblia é comparar a Escritura com a Escritura. Caso este princípio fosse seguido muitos erros seriam evitados.
Mesmo as melhores traduções não conseguem transmitir as nuances de certas de certas palavras, as sutilezas das expressões idiomáticas, as tênues diferenças de significação dos sinônimos. O seguinte exemplo

Relacionados

  • Resenha O jogo do poder
    2196 palavras | 9 páginas
  • Hermenêutica.
    1204 palavras | 5 páginas
  • A letra g
    7097 palavras | 29 páginas
  • A herança judeo-cristã
    6094 palavras | 25 páginas