Exegese bíblicia sobre a Confissão de Pedro

3646 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO A perícope sobre a profissão de fé proclamada por Pedro presente no evangelho de Marcos foi escolhida porque esse episódio é o centro de todo o evangelho e nele se dá uma resposta à pergunta sobre quem é Jesus, que foi formulada no início da sub seção anterior (6,14-8,26) e se abre a nova etapa da caminhada, que se concluirá com o episódio da cura e do seguimento de Bartimeu (10,46-52).
Segundo Francisco de La Calle, o relato é a ilação1 de duas etapas literárias. Como resposta a última seção narrada (6,14-8,26), assinala que toda a vida de Jesus em sua história terrena foi uma contínua busca de fé em sua pessoa; Jesus existiu para que, manifestando-se através de milagres e ensinamentos, um reduzido número de homens, a sua igreja, lhe prestasse fé, acreditasse nele. Como início da seção seguinte (8,27-10,52) estabelece-se o cumprimento da fé anterior em duas dimensões diferentes: à fé deve seguir sempre o seguimento, o cumprimento dos preceitos de Jesus e esta é a segunda dimensão, só se pode passar a este cumprimento, partindo de uma fé inicial.

1 ARTICULAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA PERÍCOPE

1.1 PERÍCOPE SEGMENTADA DE MARCOS 8,27-302

27 Jesus partiu com seus discípulos para as aldeias vizinhas de Cesareia de Filipe. No caminho, ele interrogava seus discípiulos: “Quem sou eu, no dizer dos homens?”
28 Eles lhe disseram: João, o Batista; para outros, Elias; para outros ainda, um dos profetas”.
29 E ele lhes perguntava: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Tomando a palavra, Pedro lhe responde: “Tu és o Cristo”.
30 E ele lhes ordenou severamente que não falassem dele a ninguém.

2 ANÁLISE DO TEXTO
A análise da estrutura literária tem em vista “a organização e o sistema do texto para encontrar seu conteúdo e significado3. Este trabalho apresentou a perícope de Marcos 8, 27-30 segmentada, isto é, divida em linhas de acordo com critérios gramaticais e sintáticos. Cada segmento está agrupado numa pequena unidade que é chamada sequência. Além

Relacionados