executados

Páginas: 18 (4401 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA
INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS
PROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA











ENERGIA HIDRELÉTRICA






Anselmo Alcântara Rebelo Neto
Paulo Henrique Castro Gamboa
Tássio Aderaldo Valente
Jean Pinnheiro





















Santarém-PA
Junho 2013
Introdução
A geração de energia elétrica é umdesafio para a atual geração, a alta demanda proveniente principalmente da indústria e de setores básicos da economia nacional gera pressão sobre o recurso elétrico nacional. Para tentar sanar esse problema vemos cada vez mais o investimento e matrizes energéticas renováveis que conciliam a sustentabilidade com desenvolvimento, no caso brasileiro, a construção de usinas hidrelétricas. Oaproveitamento de nossos rios foi a forma encontrada para salvar o Brasil de uma “crise energética”, para que essa força da natureza seja usada com maior eficiência faz-se necessário estudos físicos, sociais e ambientais da região que abrigará o empreendimento, para maior obtenção possível de eletricidade com o menor impacto socioambiental.

O que é energia hidrelétrica?
Energia hidrelétrica é gerada apartir do aproveitamento do potencial gravitacional da água feita pelo represamento do leito de rios com vazão quase que constante e em grande volume durante o ano. A energia hidrelétrica transforma a energia potencial gravitacional de água em energia cinética e após em energia elétrica através da indução magnética.
Apesar de ser considerada uma fonte renovável, a energia hidráulica ainda perde emtermos de uso para outras fontes como a queima de carvão e gás natural.


Fig. 2 Mapa Gráfico da capacidade hidrelétrica no mundo

Como podemos ver na figura 2, Brasil, Estados Unidos, China e Canadá são líderes em geração de energia hidráulica, mas apesar disso, China e Estados Unidos utilizam largamente as fontes não renováveis e altamente poluidoras como a queima de carvão mineral e gásnatural, mas não cabe a esse trabalho a abertura dessa discussão. Paises como os do norte da América tendem a ter terrenos no grande vales montanhosos, propiciando maior profundidade do reservatório e menor área inundada (Canadá e EUA ), países como o Brasil e China possuem rios com grande vazão e períodos regulares de chuva, além de grandes planícies, propiciando barragens de grande reservatório egarantias quanto o volume dos mesmos.

Maiores hidrelétricas
As hidrelétricas são classificadas aqui quanto a capacidade instalada de geração de eletricidade, dessa forma temos a seguinte ordem:
1° Usina Três Gargantas (China)
Localizada no Rio Yang Tsé, teve suas obras iniciadas no ano e 1993 e concluída em 2012 com o custo estimado de 25 bilhões de dólares, sua potência instalada é deaproximadamente 18.200 MW, e além de gerar energia elétrica, também ajuda no controle do nível do rio Yang Tsé durante o período das cheias e a navegabilidade do mesmo.
2° Usina de Itaipu (Brasil/Paraguai)
Itaipu teve suas obras iniciadas em 1975 no leito do rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai como sendo binacional, com o custo de aproximadamente 17,4 bilhões de dólares sua capacidadeinstalada gira em torno de 14.000 MW e só no Brasil é responsável por 19% da geração elétrica.
3° Usina de Belo Monte (Brasil)
Ainda em fase de construção, Belo Monte gera muita polêmica quanto a sua construção no leito do Rio Xingu, com uma potência calculada de 11.233 MW será uma das mais caras usinas do mundo custando para o Brasil cerca de 26 Bilhões de reais, sua conclusão é esperada para oano de 2015.
4° Usina de Guri (Venezuela)
5° Tucuruí (Brasil)
Com as obras iniciadas em 1974, Tucuruí foi erguida no leito do rio Tocantins com uma potência instalada de 8.370 MW, atualmente é a maior hidrelétrica 100% brasileira em operação, com o custo de 7,5 bilhões de dólares Tucuruí entrou em operação em 1984 e ainda hoje há planos para uma terceira ampliação de sua capacidade de geração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • executados
  • defesa do executado
  • DEFESAS DO EXECUTADO
  • alteração executado
  • defesas do executado
  • Embargos do executado
  • Defesas do Executado
  • Defesas do Executado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!