“Execução de um coletor solar tipo termossifão para produção de água quente”

Páginas: 8 (1938 palavras) Publicado: 31 de dezembro de 2012
PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

Curso Profissional Técnico de Energias Renováveis - variante de sistemas solares térmicos

Casa Pia de Lisboa – CED de Pina Manique

“Execução de um coletor solar tipo termossifão para produção de água quente”

Adilson Tavares Mendes

Ano letivo 2011-2012

Índice

1. Introdução…………………………………………………………………….1
1.1. Objetivo……………………………………………………………………..21.2. Introdução teórica…………………………………………………………3

2. Desenvolvimento do projeto………………………………………………..4
2.1. Desenvolvimento teórico…………………………………………………5
2.2. Trabalho prático……………………………………………………………6
2.2.1. Objetivo…………………………………………………………………...7
2.2.2. Descrição do processo………………………………………………….8
2.2.3. Materiais utilizados……………………………………………………...9
2.2.4. Observações…………………………………………………………….10

3.Conclusão…………………………………………………………………...11

4. Bibliografia/webgrafia……………………………………………………...12

1. Introdução

1.1. Objetivo
Programar, organizar e executar a instalação de um sistema solar térmico, de forma a produzir água quente através de um coletor solar do tipo termossifão.

1.2. Introdução teórica
Considerando a lei que normaliza o funcionamento do CED Pina Manique , estas concretizama avaliação final do curso incluindo a realização de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP). Este desempenho pretende associar todos os conteúdos ensinados e formação adquirida ao longo destes três anos do curso técnico de energias renováveis .
A Prova de Aptidão Profissional é um desempenho global de avaliação dos alunos, pois engloba todos os conhecimentos e saberes apreendidos, não sóteóricos, como também através das actividades práticas, nomeadamente aquelas que são realizadas no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho.
Esta prova consiste, na realização de um projeto, realizado no âmbito da conclusão da minha formação. E neste projeto para a elaboração do sistema solar térmico, vou aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo destes três anos do curso técnico de energiarenováveis.
A PAP tem como principais objetivos desenvolver e aplicar as capacidades adquiridas durante o curso; promover a capacidade de diagnosticar, caracterizar, analisar e resolver situações diversificadas; criar, organizar, realizar e avaliar um projeto de energias renováveis.

2. Desenvolvimento do projeto

2.1. Desenvolvimento teórico

Sistema solar térmico
Existem dois tipos principais desistemas de energia solar térmica, os de circulação em termossifão e os de circulação forçada.

Circulação em termossifão
A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem tornando-se menos denso, subindo do colector para o depósito. A permuta éfeita para a água de consumo, o fluido térmico arrefece e desce para os colectores, fechando-se o ciclo. O depósito deve ficar sempre acima dos colectores solares. O investimento é mais baixo e a instalação mais simples. Funciona de forma autónoma, sem recurso a bomba auxiliar para fazer a circulação do líquido solar. A manutenção é mais simples.

Circulação forçada
A radiação solar incidesobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem. O fluido quente, circula em circuito fechado e transfere calor através da serpentina do depósito para a água de consumo. A circulação do fluido é gerida pelo controlador diferencial e pelo grupo de circulação em função dastemperaturas medidas. O sistema de circulação forçada tem um rendimento superior, dado que a gestão da energia é mais eficaz por ser regulada através de um controlador diferencial. Prevê um depósito no interior do edifício, pelo que obriga a ter espaço para a colocação do mesmo. Para quem se preocupa com a estética do painel e do edifício, é uma boa solução, dado que possibilita uma melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto e execução de instalações prediais de água quente
  • Coletor solar
  • Coletor solar
  • Coletores Solares
  • Coletores Solares
  • coletor solar
  • A ECONOMIA NA SUBSTITUIÇÃO DO AQUECIMENTO DE ÁGUA RESIDENCIAL BASEADO NA ELETRICIDADE POR UM COLETOR SOLAR
  • Sustentabilidade: telhado verde, coletores solares, captação de águas pluviais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!