execios de fisica

345 palavras 2 páginas
1.
2. Matéria: Física I – Lista de exercícios 1 – Movimento em uma dimensão

4.
5.
6. Um móvel obedece a função horária s = 5 + 2t (no S.I). A) Determine a posição do móvel quando t = 7 s. B) Em que instante o móvel passa pela posição s = 25 m?
7.
8. A distância entre dois automóveis num dado instante é 450 km. Admita que eles se deslocam ao longo de uma mesma estrada, um de encontro ao outro, com movimentos uniformes de velocidades de valores absolutos 60 km/h e 90 km/h. Determine ao fim de quanto tempo irá ocorrer o encontro e a distância que cada um percorre até esse instante.
9.
10. O gráfico indica aposição de um móvel, no decorrer do tempo, sobre uma trajetória retilínea. A) Qual a posição inicial do móvel? B) Qual a velocidade do móvel? C) Determine a função horária da posição em função do tempo; D) Determine a posição do móvel no instante t = 20s.
11.
12.
13. Um trem de carga viaja com velocidade de 20 m/s quando, repentinamente, é freado e só consegue parar 70s depois. Calcular a aceleração.
14.
15. Um móvel parte do repouso da origem das posições com movimento uniformemente variado e aceleração igual a 2 m/s². Determine sua posição após 6 s.
16.
17. Um carro está se movendo com uma velocidade de 16 m/s. Em um certo instante, o motorista aciona o freio, fazendo com que o carro adquira um movimento uniformemente variado, com aceleração de -0,8 m/s². Calcule a velocidade desse automóvel após percorrer uma distância de 70 m a partir do início da freada.
18.
19. O tempo de reação de um motorista é de aproximadamente 1s (intervalo de tempo decorrido entre a percepção de um sinal para parar e a efetiva aplicação dos freios). Se os freios de um automóvel podem garantir uma aceleração de retardamento de -5m/s², calcule a distância percorrida por ele até parar, supondo que sua velocidade era de 20 m/s ao perceber o sinal para parar.

Relacionados