execicio - cap A Gestalt

698 palavras 3 páginas
1. Qual o ponto de partida da teoria da Gestalt?

A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os teóricos da Gestalt ao questionamento de um princípio implícito na teoria behaviorista — que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta — porque, para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e aresposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

2. Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo?

Gestalt irá criticar a abordagem do behaviorismo uma vez que, estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando assim, por isolar oestímulo que corresponderia à resposta esperada e desprezando os conteúdos de ''consiência'', contudo, a gestalti faz essa abordagem por considerar que o comportamento q juando estudado de maneira isolada deum contexto maisamplo,pode perder seu significado(o seu entendimento) para o psicólogo.Na visão dos gestaltistas o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando emconsideração as condiçõesque alteram a percepção de estímulo.

3. Qual a importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria da Gestalt?

O que o indivídeuo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

4. Cite um exemplo que mostre uma percepção do ambiente diferente de sua realidade física.
Uma pessoa que constantemente usa óculos e tem o cacoete de ajeitá-lo, no momento em que não tiver usando, irá por estímulo, querer ajeitá-lo. Porém, perceberá que não está usando óculos, mesmo que em sua mente pareça que esteja. (Quando ficamos fora por um bom tempo expondo nossa visão à claridade do sol, e entramos rapidamente em casa, para atender um telefone por exemplo. Teremos então, a impressão de que ficamos “cegos” por uns

Relacionados

  • ARAUJO S Vio A Cena Ensina
    40266 palavras | 162 páginas