Excursões a tanzimat

580 palavras 3 páginas
Quando os otomanos perceberam q as nações européias se tornavam mais sofisticadas a cada dia, e que, eles se encontravam em um estado primitivo, que raramente pensavam em empregar novas invenções nas guerras enquanto não tivessem sido usadas mil vezes contra eles. Decidiram organizar expedições com o intuito de investigar as razões da superioridade militar do ocidente.
O objetivo dessas expedições eram visitar fortalezas, fabricas e as obras da civilização francesa e indicar quais delas poderiam ser aplicáveis. A mensagem era clara: se quisesse ser digno de credito como uma grande potência, o império otomano deveria abraçar tanto a revolução científica quanto o iluminismo.
Em 2 de dezembro de 1757. Outra expedição sai de Istambul rumo a viena para anunciar a ascensão de um novo sultão ao trono: Mustafá III. Está seria uma expedição muito diferente daquela liderada por kara Mustafá em 1683. Resmi foi acompanhado por mais de cem oficiais militares e civis; sua missão não era cercar a capital dos habsburgo, e sim aprender com ela. Após uma permanência de 153 dias, ele escreveu um relatório detalhado e entusiástico. Em 1763 foi enviado em outra missão diplomática, desta vez a Berlim. Na verdade ele ficou mais impressionado coma Prússia do que com a Áustria.
No entanto nem todos foram receptivos as ideias trazidas por resmi. Descrever as superioridades dos governos europeus e uma coisa. Implementar reformas no sistema otomano era outra bem diferente.
Especialistas ocidentais foram convidados a Istambul para aconselhar o sultão. Claube alexandre, conde de bonneval, supervisionou a reforma dos corpos de artilharia otomanos, bem como dos corpos de artilheiros.
No entanto, as tentativas de mudanças enfrentaram oposição política, sobretudo dos janizaros.
Em 2 de julho de 1826 um grande desfile com cerca de 200 soldados usando novos uniformes estilo europeu, causou um grande protesto com cerca de 20 mil janizaros que gritavam "Não queremos treinamento militar dos

Relacionados

  • historia dos povos arabes
    223843 palavras | 896 páginas
  • Uma História dos Povos Árabes
    224925 palavras | 900 páginas
  • Em Nome de Deus Karen Armstrong
    172142 palavras | 689 páginas
  • Em Nome de Deus
    179873 palavras | 720 páginas