excursionismo pedrestre

1427 palavras 6 páginas
Especialidade Excursionismo Pedestre – Classe Companheiro
Instrutor:____________________________________Data:________________
Requisitos
1. Explicar porque os pontos abaixo são considerados importantes durante uma caminhada:
a) passada apropriada
- Andar sempre em fila Indiana (1 atrás do outro)
b) velocidade
-a caminhada não deve ser asselada ou minto lenta dever ser velocidade que não leve ao cansaço em pouco tempo de caminhada
c) intervalo de descanso
A cada 30 minutos andado parar uns 05 para descanso e reidratação. se for uma distancia longa.
d) regras de comportamento
Obedecer ao líder. Obediência salva vidas, normalmente o líder conhece o percurso a ser feito, e toma as decisões corretas para preservar a segurança do grupo. Segundo o ditado “obedeça o líder pois ele sabe o que faz até que se prove o contrário”.
e) cuidado com a natureza" Não tire nada a não ser fotografias; não mate nada a não ser o tempo e não deixe nada a não ser pegadas " 2. Explique porque é importante ter cuidado com os pés? Qual a influência que a limpeza, unhas cortadas e limpas, meias e calçados fazem?
Cuidados com os pés: Os pés, devido a se encontrarem expostos à umidade do solo, da lama, dos rios e banhados e mesmo da própria transpiração, devem receber cuidados especiais, a fim de prevenir doenças comuns que, no entanto podem vir a ter consequências graves.
Calçados e meias: Os calçados devem ser bem ajustados, nem muito justos nem muito folgados, de preferência que seja um tênis bem confortável e que seja de uso constante. Convém manter sempre seco um par de calçados para muda. As meias precisam ser trocadas e lavadas diariamente. Deve-se também ter sempre à mão um par de meias secas para muda. É importante que as meias sejam de tamanho adequado, evitando-se assim que prendem a circulação no caso de serem muito justas, ou que fiquem com dobras, se forem muito folgadas.
Limpeza dos pés: Lavar e enxaguar completamente os pés principalmente entre os dedos,

Relacionados