Exclusão includente – o pensamento linear entre o caviar e o jabá

705 palavras 3 páginas
Curso: Ciências Sociais
Módulo: Brasil no contexto latino-americano
Temática: Exclusão Includente – o pensamento linear entre o caviar e o jabá
Data 28/02/2013

No artigo “A aparição do demônio na fábrica, no meio da produção”, José de Souza Martins analisa de que forma os/as operários /as perceberam e reagiram diante das mudanças acarretadas no processo de modernização das indústrias naquela época. O sociólogo faz a sua análise partindo de uma experiência pessoal e de explicações subjetivas diante de tal acontecimento na fábrica. A partir da leitura completa do artigo, procure identificar:

a) A relação entre a experiência pessoal e as relações de trabalho que permeiam o ambiente no qual o autor elabora a pesquisa.

José de Souza Martins afirma que é raro os casos onde o sociólogo recorra, de início, a dados de sua própria memória para reconstituir o acontecimento. Além disso, relata o autor como experiência própria que ao fazer isso, o sociólogo não deve apenas confiar em sua memória mas também recolher informações de outros pessoas que vivenciaram a mesma experiência.
O autor descobriu ao realizar as entrevistas que o trabalho que fazia era irrelevante e não tinha a menor visibilidade no conjunto das complicadas atividades do escritório de engenharia em que trabalhava.

b) Como o autor conjuga a interpretação subjetiva, isto é, o fato das mulheres terem visto a aparição de um demônio na fábrica, com a interpretação objetiva da realidade de trabalho na empresa, isto é, a introdução repentina de um novo ritmo de trabalho para as operárias de maneira brusca.

Para Martins, isso ocorreu devido ao fato das funcionárias sentirem o esvaziamento cultural promovido pelas transformações técnicas que a fábrica levara ao seu trabalho. Como não havia manifestação de resistência, o imaginário da tradição católica que predominava nas funcionárias equipararam as mudanças como um demônio, ou seja, algo mau, ruim. Aquelas pessoas de origem humilde, baseadas em

Relacionados