excle

1830 palavras 8 páginas
CONSTRUÇÃO DE FÓRMULAS
Para construir uma fórmula no Excel, sempre inicie com o sinal de = (igual).
A grande vantagem de uma planilha eletrônica é o fato de poder utilizar referências de células em fórmulas. Quando você cria uma fórmula que contém referências de células, o resultado sempre reflete valores das células de origem.
Referência é a notação utilizada para identificar uma célula, por exemplo: A7, B9, D8. Uma referência é composta de uma letra (que identifica a coluna da célula) e um número (que identifica a linha da célula).
Com as referências, você poderá fazer simulações de cálculos, alterando o valor da célula de origem. Para definir a referência de uma célula basta indicar a coluna e a linha onde ela se localiza.
Digite a planilha abaixo:

Observe que na célula D3 foi digitada a fórmula = B3*C3 que significa o valor da célula B3 multiplicado pelo valor da célula C3. O resultado será mostrado após pressionar a tecla .

Aula 2
Aula2 -CÓPIA DE FÓRMULAS

A grande vantagem da utilização de referências de células em fórmulas é o fato de poder copiar as fórmulas em outras células. Ao copiar uma fórmula, o Excel altera automaticamente a referência da célula, de acordo com o destino da cópia. Se você copiar uma fórmula para baixo, a referência de linha da fórmula (o número) será alterada nas células de destino. Se você copiar uma fórmula para lado, a referência de coluna da fórmula (a letra) será alterada nas células de destino.

Referência relativa
A referência é chamada de relativa quando os números e as letras alteram-se, se realizarmos uma cópia.
Vamos efetuar a cópia no exemplo anterior. Posicione o curso do mouse no canto direito inferior da célula que será a origem da cópia, no nosso exemplo a célula D3. Observe que o cursor sofre uma alteração para o formato + , clique com o botão esquerdo do mouse e arraste para as células de destino da cópia, no nosso exemplo das células D4 a D7.

O resultado será:

Referência Absoluta

Relacionados