excercico de mercado financeiro

1165 palavras 5 páginas
1. Descreva a estrutura do SFN?
Conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governos) superavitários para os deficitários.
2. Como é composto o sistema financeiro?
É composto por um conjunto de instituições financeiras públicas e privadas, e seu órgão normativo máximo é o Conselho Monetário Nacional.
3. Conceitue agentes carentes e agentes superavitários.
Agentes carentes de recursos entendem-se aqueles que assumem uma posição de tomadores no mercado, isto é, dependem em consumo e investimento valores mais altos que suas rendas.
Agentes superavitários são aqueles capazes de gastar em consumo e investimento menos do que a renda auferida, formando um excedente de poupança.
4. Informe às leis que regulamenta o sistema financeiro.
O SFN foi estruturado e regulado pela Lei de Reforma Bancária (1964), Lei do Mercado de Capitais (1965) e, mais recentemente, com a Lei de Criação dos Bancos Múltiplos (1988).
5. Cite a classificação das instituições financeiras, conceitue-as e exemplifique.
Classificadas em dois tipos: bancárias ou monetárias e não bancárias ou não monetárias.
Bancárias são aquelas que podem captar depósitos a vista, e usar esses recursos para realizarem empréstimos e financiamentos, geralmente de curto e médio prazo, as pessoas físicas e jurídicas. São criadoras de moeda escritural através do efeito multiplicador do crédito.
Não bancárias não recebem depósitos a vista. Trabalham basicamente com ativos não monetários, tais como ações, certificados de depósitos bancários etc. e são constituídas por praticamente todas as instituições financeiras que operam no mercado financeiro. Ex.: Sociedade corretoras, bancos de investimento, sociedades financeiras etc.
6. Qual o objetivo do subsistema normativo. Como está desmembrado?
É responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições, fiscalizando e regulamentando suas

Relacionados