EXCERCICIO DA ADRIANA VITA

1592 palavras 7 páginas
EXERCICIO DE PSICANÁLISE
GEISIANE BAHIA
PSICOLOGIA 4º PERIODO MANHÃ

5)
Inconsciente
: É o sistema mais relevante da Psicanálise, percebeu que podemos conhecer apenas os meios pelos quais ele se manifesta, como por exemplo os atos falhos, sonhos e chistes. Ato falho é uma forma de expressar elementos que não seriam aceitos pela pessoa se fosse transmitido de forma direta, por exemplo, ao chamar sua esposa de mãe este homem está informando que existem sentimentos contraditórios e até inadequados ao papel que esta esposa estaria expressando em sua vida. O consciente abrange todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira conscientes pelo indivíduo, O pré-consciente refere-se aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se se a pessoa desejar.
ID – é a fonte da libido, formado pelas pulsões, instintos, impulsos e desejos inconscientes.
Funciona pelo principio do prazer, busca o prazeroso e evita o desconfortável. Não planeja nem aguarda o melhor momento, apenas busca sua realização. Desinibido e aceita a realização pela fantasia, mesmo que concretamente não haja o ato concreto. É cego e irracional. EGO – Movido pela realidade, permite que o id se manifeste, mas levam em conta as outras pessoas e situações externas. É racional, planeja e sabe retardar a satisfação do desejo para melhor adequação.
SUPEREGO
– São os valores da sociedade se manifestando, a moral e os bons costumes falam mais alto. Seu objetivo é inibir mesmo que através de sentimentos de culpa, manter um comportamento moral mesmo que irracional e buscar a perfeição.
O ego está, assim, constantemente sobtensão na sua tentativa de harmonizar a ação do id, do mundo exterior e do superego.
6) Freud que segundo ele os sonhos são realizações de desejos inconscientes, segundo
Domhoff “o sonho é um processo imaginativo que reflete as concepções, interesses e preocupações emocionais do individuo”. À importância da técnica terapêutica é que o

Relacionados

  • historia
    11088 palavras | 45 páginas