Excelentíssimo senhor doutor juiz da 41º vara criminal da comarca da capital do rio de janeiro

433 palavras 2 páginas
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da 41º Vara Criminal da Comarca da Capital do Rio de Janeiro

Lúcio, brasileiro, estado civil, policial federal, inscrito no cadastro de pessoa física nº e com RG nº, domiciliado e residente à Rua, vem, por meio de seu advogado devidamente qualificado (doc. 1), vem perante Vossa Excelência requerer:

RELAXAMENTO DE PRISAO

I) FATOS

O requerente foi autuado pela prática do crime capitulado no art. 158, caput do Código Penal.

O réu encontra-se temporariamente preso há 15 dias, o que fere o princípio da presunção da inocência e do cumprimento antecipado de pena, o qual é vedado pelo ordenamento brasileiro.

II) DIREITO

Em uma primeira análise do caso, percebemos a incompetência do juízo( absoluta ratione personae), por se tratar de um servidor federal, o qual ocupa o cargo de policial federal e que segundo o inquérito policial o mesmo cometeu o crime de extorsão em razão de seu cargo, o mesmo tem que ser julgado por órgão federal, e com isso tem que ser declarada a incompetência do juízo e conseqüentemente anulação do julgado.

O art. 1º, III, d, da Lei 7.960 alega que para caber prisão preventiva tem que existir fundadas razões, caso que não se percebe nos motivos que o juiz a quo introduziu: “ Tendo em vista a grande comoção causada pelo crime na sociedade, assim como a necessidade de salvaguarda da imagem do Poder Judiciário. Percebe-se que não houve uma justificativa plausível para que o réu tenha tido decretado a prisão preventiva.

Além do mais, o prazo da prisão preventiva é de 05 dias prorrogáveis por mais 05 dias segundo o art. 2 º da Lei 7.960. E por quê foi decretado a prisão temporária de 30 dias em desfavor do réu? A utilização do termo pelo juiz a quo : pela necessidade de salvaguardar a imagem do Poder Judiciário; foi por água abaixo, tendo em vista que o mesmo não aplica o disposto no art. 2º da Lei 7.960.

Com base no

Relacionados

  • Bom 2006 4
    213769 palavras | 856 páginas
  • Bom 2006 1
    213769 palavras | 856 páginas
  • Jornal
    155818 palavras | 624 páginas
  • Legislação em EAD
    199176 palavras | 797 páginas