Exaxtidão e Precisão

635 palavras 3 páginas
Introdução

A experiência tem como objetivo primordial analisar os materiais de laboratório utilizados, assim como reconhecê-los. Posteriormente estes foram usados para o aprofundamento e obtenção dos resultados finais através de uma avaliação sobre exatidão e precisão.

Objetivo O objetivo previsto na realização da prática do procedimento experimental foi determinar precisão e exatidão na medida de volumes utilizando diferentes instrumentos analíticos.

Materiais e métodos

Os materiais e equipamentos utilizados no experimento foram: uma pipeta graduada , a qual é um equipamento calibrado para medida precisa de volume de líquidos utilizado para escoar volumes variáveis; uma pipeta volumétrica, a qual é um equipamento calibrado para medida precisa de volumes de líquidos utilizada para escoar volumes fixos de líquidos; uma proveta a qual é um frasco com graduações, destinados a medidas aproximadas de volumes de líquidos; dois béqueres, o qual é um recipiente com ou sem graduação, utilizado para o preparo de soluções, aquecimento de líquidos e pesagem; uma pêra de borracha , a qual é usada em pipetas graduadas e volumétricas para sucção de líquidos; uma balança semi-analítica para registrar o peso do béquer (sozinho e com água) e uma pipeta Pasteur para auxiliar a nivelação dos líquidos no menisco das vidrarias. Para realização do experimento o método utilizado foi:

Pesou-se um béquer seco e anotou-se sua massa. Em seguida, em uma proveta de 50 ml, mediu-se 25 ml de água e transferiu a mesma para um béquer. Pesou-se esse mesmo béquer e anotou-se sua massa mais a massa de água. Com todos esses dados de massa calculou-se apenas a massa de água. Repetiu-se esse procedimento três vezes com outras três vidrarias (pipeta graduada de 25 ml, pipeta volumétrica de 25 ml e um béquer de 50 ml). Posteriormente efetuo-se cálculos de média da massa da água, desvio-padrão e coeficiente de variação (%).

Relacionados