Exaustor Eólico

Páginas: 16 (3781 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
EXAUSTOR EÓLICO: Transformação de energia cinética em energia

elétrica

Aline Bruna Silva Machado; Nayara Gomes Franco; ...

Maria Eugênia da Costa Machado (Orientadora) Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

alinebsm@hotmail.com; nayaragfranco@hotmail.com; maria.eugenia@prof.unibh.br._____________________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar o exaustor eólico, projetado com o princípio de renovar a massa de ar quente, odores, fumaças e pó em diversos ambientes.

Para efeito de aprimorar o trabalho obteve-se orientações das disciplinas de Cálculo Integral que contribuiu com a área do galpão, Mecânica dos Fluidos que contribuiu com a viscosidade necessária para o geradore Física Mecânica que orientou o funcionamento do exaustor.

Para seu funcionamento utiliza-se o vento externo: a mais leve brisa e o ar quente ascendente (Efeito chaminé), como energia. O vento que incide sobre o aparelho provoca a rotação e consequentemente forma um vácuo no interior do exaustor. Devido ao formato aerodinâmico das aletas, a massa de ar do ambiente desloca-se para fora atravésdeste vácuo. Em caso da ausência de ventos, o ar quente ascendente do ambiente exerce pressão no rotor, o que provoca o giro.

A ventilação tem como finalidade melhorar as condições do meio ambiente mantendo a temperatura, a velocidade do ar e a concentração de poluentes em níveis considerados satisfatórios. Proporciona conforto e produtividade, protegendo adequadamente os seres humanos,produtos e equipamentos.

Pensando neste movimento do rotor, apresentamos o projeto do exaustor eólico para obtenção de energia elétrica.

A exaustão ininterrupta do ar quente dentro dos ambientes onde se utilizam exaustores é o que nos levou a considerar como totalmente possível o aproveitamento da energia desprezada.

Foram feitas pesquisas sobre fontes alternativas, técnicas de uso, tempo parainstalação dos exautores e identificação das repercussões econômicas do projeto dos exautores eólicos industriais e sustentabilidade, além de uma pesquisa exploratória para o levantamento em indústrias que utilizam exaustor eólico. A Sistematização dos dados sobre o custo real foi feita a partir de orçamentos de materiais e tecnologias básicas. Por fim construiu-se o protótipo.

A suaviabilidade e sua economia faz com que esse projeto se torne de suma importância para a engenharia, uma vez que seus resultados são satisfatórios tanto para a empresa quanto para os funcionários. Para a estruturação do artigo utilizou-se referencial teórico, metodologia, resultados e discussão e conclusão.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ENERGIA EÓLICA

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde aantiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de

energia por se tratar de uma fonte limpa pois não gera poluição e não agride o meio ambiente. (SUA PESQUISA, 2011).

Grandes turbinas (aero geradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locaisabertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenosclimáticos como tufões. (LAYTON, 2011).

De uma forma geral, grande parte do litoral brasileiro, em particular o da região Nordeste, apresenta velocidades de vento propícias ao aproveitamento da energia eólica em larga escala. O litoral do Estado do Rio Grande do Sul é também considerado bastante favorável, assim como o litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro. No interior do país, em áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exaustor Eolico
  • exaustor
  • EXAUSTORES
  • Sistemas Eólicos
  • Ventiladores e exaustores
  • PROJETO EXAUSTOR
  • Parque eólico
  • Ventiladores e Exaustores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!