Exames Contrastados

Páginas: 10 (2368 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2013
FUNDAÇÃO LUSÍADA
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA DIAGNÓSTICA POR IMAGEM




cristiane faria
LIDIANE AUGUSTA DOS SANTOS







EXAMES RADIOLÓGICOS AVANÇADOS















SANTOS
2007
FUNDAÇÃO LUSÍADA
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA DIAGNÓSTICA POR IMAGEM




cristiane faria
LIDIANE AUGUSTA DOS SANTOSEXAMES RADIOLÓGICOS AVANÇADOS



Trabalho de pesquisa desenvolvido como parte de avaliação da disciplina Exames Radiológicos Avançados ministrado pelo professor Mariano Jose Lucero.






SANTOS
2007
INDICE

2.5 OBSERVAÇÕES PARA O EXAME 11
4.1 DRENAGEM LINFÁTICA 15
1 INTRODUÇÃO


1.1 ARTERIOGRAFIA


A arteriografia consiste num método diagnóstico, minimamente invasivo,realizado para estudo das doenças arteriais ou doenças com importante participação arterial. O exame exige o acesso ao espaço intravascular de uma artéria, conseguido através de uma punção.
Realizada a punção arterial, com o uso de cateteres especiais e guias, pode-se navegar por dentro das artérias para os mais diversos locais do corpo, orientando-se por imagens em tempo real na tela docomputador. Uma vez atingido o local de interesse, é injetado contraste radiológico e adquiridas imagens digitais, que são processadas e trabalhadas. É um método que evoluiu de forma rápida, sendo um procedimento seguro e confiável para o diagnóstico da doença.


1.2 FLEBOGRAFIA


Exame diagnóstico, minimamente invasivo, para estudo do sistema venoso, através da injeção de contraste no interior dovaso. Realizado geralmente por punção de uma veia periférica (pé ou mão), ou de uma veia de maior calibre como a femoral. O contraste injetado desenha o sistema venoso, adquirindo-se imagens em aparelho digital, permitindo uma análise cuidadosa e eficiente.

1.3 LINFOGRAFIA


Linfografia é o termo geral usado para descrever o exame radiográfico dos vasos linfáticos e linfonodos após a injeçãode um contraste.
Com a tecnologia e o avanço de exames especiais como a Tomografia Computadorizada, que pode visualizar prontamente linfonodos aumentados, exames de linfografia usando contraste, como descrito acima, estão sendo realizados em menor número.
2 ARTERIOGRAFIA


A arteriografia consiste num método diagnóstico, minimamente invasivo, realizado para estudo das doenças arteriais oudoenças com importante participação arterial. O exame exige o acesso ao espaço intravascular de uma artéria, conseguido através de uma punção.
Realizada a punção arterial, com o uso de cateteres especiais e guias, pode-se navegar por dentro das artérias para os mais diversos locais do corpo, orientando-se por imagens em tempo real na tela do computador. Uma vez atingido o local de interesse, éinjetado contraste radiológico e adquiridas imagens digitais, que são processadas e trabalhadas. É um método que evoluiu de forma rápida, sendo um procedimento seguro e confiável para o diagnóstico da doença.

Na arteriografia, o meio de contraste é administrado dentro da artéria, que a torna opaca aos raios – x;
O fluxo natural do sangue transporta o meio de contraste e, tirando um número deradiografias, o radiologista pode obter uma série de imagens semelhantes a um mapa de estradas do suprimento sangüíneo de um órgão ou membro;
Estreitamento ou obstrução localizada de uma artéria possa então ser identificado;
O local da injeção e o volume de MC utilizado assim como a seqüência de radiografias dependem do que está sendo avaliado;
Quase todas as arteriografias são feitas com atécnica de Seldinger em que, um cateter é introduzido em uma das artérias femorais e depois posicionado sob controle fluoroscópico;


2.1 INDICAÇÃO


Aneurisma (hemorragia);
Arteriosclerose;
Estenose (estreitamento);
Mal formações;
Arterites;
Lesões pós trauma;


2.2 COMO É REALIZADO O EXAME


O exame é realizado em hospital;
Deve – se deitar sobre uma mesa de raio – x;
A área onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exame contrastado
  • exames contrastados
  • Exames Contrastados
  • Exames contrastados
  • EXAMES CONTRASTADOS
  • Exames contrastados
  • Exames contrastados
  • exames contrastados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!