exame psiquico

Páginas: 40 (9999 palavras) Publicado: 26 de março de 2014

Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE
Internato em Saúde Mental
Profª Daniela H. A. Valentim de Sousa

MODELO DE ANAMNESE E EXAME PSÍQUICO PARA AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EM PSICOTERAPIA.

ANAMNESE
        O termo vem do grego ana (remontar) e mnesis (memória). Para nós, a anamnese é a evocação voluntária do passado feita pelo paciente, sob a orientação do médico oudo terapeuta.

        O objetivo dessa técnica é o de organizar e sistematizar os dados do paciente, de forma tal que seja permitida a orientação de determinada ação terapêutica com a respectiva avaliação de sua eficácia; o fornecimento de subsídios para previsão do prognóstico; o auxílio no melhor atendimento ao paciente, pelo confronto de registros em situações futuras.

        Nãopodemos deixar de lado o fato de que essa técnica advém de uma relação interpessoal, na qual ao terapeuta cabe, na medida do possível, não cortar o fluxo da comunicação com seu paciente, assim como, paralelamente, não deixar de ter sob sua mira aquilo que deseja saber.


        Para tanto, faz-se necessário que um esquema completo do que perguntar esteja sempre presente em sua mente. Assim, diantede um paciente que se apresente prolixo ou lacônico, estes não serão fatores de empecilho para que se possa delinear sua história.

        Ao entrevistador inexperiente cabe lembrar o cuidado em não transformar coleta de dados em “interrogação policial”. Um equilíbrio entre neutralidade, respeito e solidariedade ao paciente deve ser mantido. O paciente deve perceber o interesse do entrevistadore não o seu envolvimento emocional com a sua situação.

         Muitas vezes, não se consegue ter todo o material em uma única entrevista, principalmente em instituições em que o número de pacientes e a exiguidade do tempo de atendimento tornam-se fatores preponderantes.

        É aconselhável que a entrevista seja conduzida de uma maneira informal, descontraída, com termos acessíveis àcompreensão do paciente, porém bem estruturada.
Em uma anamnese, acaba-se por fazer dois cortes na vida do paciente: um longitudinal ou biográfico e outro transversal ou do momento.

        No corte longitudinal, podemos localizar os registros das histórias pessoal, familiar e patológica pregressas.
No corte transversal, enquadraríamos a queixa principal do sujeito, a história da sua doença atuale o exame psíquico que dele é feito.


        O roteiro para sua execução pode sofrer algumas poucas variações, em função daquilo a que se propõe, porém a estrutura básica que aqui será colocada é aquela da anamnese médica clássica. Nele constam: a identificação do paciente; o motivo da consulta ou queixa que o traz ao médico ou terapeuta; a história da doença atual; a história pessoal; ahistória familiar (estas duas poderão vir sob o mesmo título – “História Pessoal e Familiar”); a história patológica pregressa; um exame psíquico; uma súmula psicopatológica; uma hipótese de diagnóstico nosológico.

        Além disso, é de nosso interesse que, após a anamnese propriamente dita, conste uma proposição de uma hipótese psicodinâmica, um planejamento para que se conduza o caso e umabreve descrição da atuação terapêutica junto ao paciente em questão.

        Alguns cuidados terão que ser tomados ao se fazer uma anamnese:

- As informações fornecidas pelo paciente devem constar como de sua responsabilidade. Daí, na redação, serem usados verbos como relatar, declarar, informar, tendo o paciente como sujeito deles.

Ex: Paciente informa ter medo de sair à rua sozinho...Outras expressões como: “conforme relato do paciente...”, “de acordo com declarações do paciente...” são usadas, sempre com o intuito de aclarar que o que estiver sendo registrado é baseado no que é informado pelo entrevistado.
- Sempre que forem usadas expressões do entrevistado, estas virão entre aspas.
- Depois de identificado o paciente, no item I da anamnese, aparecerão apenas as suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O desequilibrio psiquico
  • Vampiros psiquicos
  • exames
  • exames
  • exame
  • Exames
  • Desenvolvimento psiquico
  • Aparelho psíquico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!