Exame físico tórax e abdome

Páginas: 6 (1405 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2012
Tórax
Linhas e regiões

As linhas divisórias da face anterior do tórax são as seguintes:

LINHAS VERTICAIS: Linha esternal, que passa pela borda do esterno, de um lado e de outro. Linha médio-esternal que é medial as linhas esternais; Linha hemiclavicular- meio da clavícula (mamilo).

LINHAS HORIZONTAIS: A primeira é traçada, a partir da terceira articulação condroesternal. A segundalinha é traçada, a partir da sexta articulação condroesternal e se prolonga pela lateral do tórax.

As linhas divisórias da face lateral do tórax são as seguintes:

LINHAS VERTICAIS: Axilar anterior, traçada para baixo, a partir da prega axilar anterior, axilar posterior, traçada a partir da prega axilar posterior, axilar média, que se inicia no côncavo axilar, e situa-se entre as linhasaxilares anterior e posterior.

LINHAS HORIZONTAIS: É o prolongamento da linha traçada a partir da sexta articulação condroesternal

As linhas da face posterior do tórax são as seguintes:

LINHAS VERTICAIS: Linha vertebral, traçada sobre os processos espinhosos das vértebras.
LINHA ESCAPULAR: Traçada ao longo da borda interna da escápula.
LINHAS HORIZONTAIS: A primeira passa pelaborda superior de escápula , e a segunda, pela borda inferior de escápula

-REGIÕES DO TÓRAX
Face anterior:
Região esternal: Limitada, de cada lado, pelas linhas esternais
Região supra-esternal: Corresponde à região delimitada pelo prolongamento das linhas esternais para o pescoço.
Região supraclavicular: Anteriormente, é limitada pela boprda superior da clavicula; posteriormente, pela bordasuperior do trapézio; e, medialmente, pelo prolongamento da linha esternal ao pescoço.
Região infraclavicular: O limite superior é a borda inferior da clavícula; o limite inferior, a linha horizontal traçada a partir da terceira articulação condroesternal; medialmente, a região é limitada pela linha esternal, e lateralmente, pela borda anterior do músculo deltóide.
Região mamária: O limitesuperior é a linha que passa pela terceira articulação condroesternal, e o inferior , a linha esternal, e o limite externo, a linha axilar anterior.
Região inframamária: É delimitada, superiormente, pela linha que passa pela Sexta articulação condroesternal, e, inferiormente, pela borda costal; lateralmente, estende-se até a linha axilar anterior.
Face lateral:
Região axilar: Os limites lateraissão as linhas axilares anterior e posterior; o limite superior é o côncavo axilar, e o inferior, a linha corresponde à sexta articulação condroesternal.
Região infra-axilar: Também delimitada, lateralmente, pelas linhas axilares anterior e posterior; superiormente, pela linha correspondente à sexta articulação condroesternal; e, inferiormente, pela borda costal.
Face posterior:Região supra-escapular: Superior e lateralmente, é limitada pela borda superior do trapézio; o limite inferior é a linha que passa pela borda superior da escápula.
Região escapular: Compreende a região coberta pela escápula.
Região infra-escapular: O limite superior é a linha que passa pela borda inferior da escápula, e o inferior é a borda costal. O limite interno é a linha vertebral, e oexterno, a linha axilar posterior. Região interescapulovertebral: É a região compreendida entre as linhas vertebral e escapular. É limitada superior e inferiormente pelas linhas que passam pelas bordas superior e inferior da escápula, respectivamente.

Sistema Respiratório

Inspeçao Estática

pele e suas alterações;
pelos
gânglios
inflamaçoes
Retraçoes e abaulmentos
presença decicatrizes
lesões;
simetria;
fístulas;
sistema venoso visível normalmente e circulação venosa colateral;
presença de edema;
presença de atrofias musculares;
alteração ósseas e articulares

Formas do tórax:
 Tórax em tonel ou globoso: caracteriza-se pelo aumento exagerado do diâmetro ântero-posterior, maior horizontalização dos arcos costais e abaulamento da coluna dorsal, o que torna...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exame de tórax e abdome
  • exame fisico do torax
  • Exame fisico torax
  • Exame ficico do torax
  • Semiologia
  • Roteiro para Exame de Tórax
  • Exame físico
  • exame fisico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!