ewrwrfwef

2749 palavras 11 páginas
O solo e a adubação
O solo não representa uma fonte inesgotável de nutrientes para as plantas, ou seja, dos macro (cálcio, fósforo, potássio, enxofre, magnésio e nitrogênio) e micro nutrientes
(cobre, ferro, manganês, zinco, boro, molibdênio e cloro), como pode pensar erroneamente alguns produtores. Há variação na quantidade de cada um dos elementos, de solo para solo, bem como existem nutrientes que se esgotam mais rapidamente que outros em virtude da lixiviação, erosão e absorção e remoção pelas plantas etc.
Importância da Adubação
O fundamento da adubação baseia-se na devolução ao solo dos nutrientes que as plantas absorvem e são exportados pelos animais na forma de carne, leite, lã etc.., e também aqueles que foram lixiviados ou perdido através de outros meios como volatilização e denitrificação ou, na elevação, em determinados solos, dos teores de nutrientes que estão, originalmente, em níveis muito baixos, ou seja, aquém das exigências da cultura implantada. Resumidamente, pode-se resumir a adubação, conforme a equação abaixo:
Adubação = (planta – solo) x 
A partir dela, interpreta-se que a adubação vem a ser o que a planta necessita menos o que o solo oferece, acrescido de um fator de eficiência do nutriente no complexo solo- planta. Fósforo
Ao se considerar o estabelecimento de pastagens, independentemente da espécie forrageira a ser cultivada, a baixa disponibilidade de fósforo nos solos tropicais brasileiros tem sido a mais relevante limitação. A recomendação de adubação deve estar embasada, para todos os principais nutrientes, na análise de solo e na necessidade da espécie forrageira específica.
Para o fósforo, pode-se considerar as seguintes recomendações mencionadas na Tabela
1.
Tabela 1. Recomendação geral de adubação para o fósforo
Teor de P no solo Recomendação de adubação
< 10 mg/dm3 de fósforo 80 a 100 kg P2O5/ha
10 a 20 mg/dm3 de fósforo 40 a 50 kg P2O5/ha
20 a 30 mg/dm3 de fósforo

Relacionados