ewqtqt

5439 palavras 22 páginas
1
Signos, veículos de variedade

Isaac
Epstein

Mestre em Filosofia e Engenheiro Civil
Professor de Ensino Superior em São Paulo

O SIGNO
Editora
Ática

“A Tragédia e a Comédia são feitas das mesmas letras ...”
Aristóteles
Comunicação e variedade
O que significa dizer que um organismo se comunica com outro? Em certas circunstâncias determinados animais trocam sons, substâncias químicas ou posturas corporais e, nestes casos, dizemos que eles estão se comunicando.
No estudo da comunicação animal o único critério operacional viável para configurar a ocorrência da comunicação é a mudança ostensiva de comportamento.
Este fato possibilita definir a comunicação animal como a ação de um organismo que altera a probabilidade de ocorrência do padrão de comportamento em outro organismo. Esta capacidade para a comunicação, por seu valor adaptativo em relação à sobrevivência, é, então, de algum modo, incorporada ao acervo genético do organismo. Assim, pode-se dizer que a comunicação animal é fruto de um "aprendizado" da espécie e que cada indivíduo já nasce dotado dessa capacidade. Qual a variedade, ou seja, a capacidade de enviar mensagens diferentes, da comunicação animal?

1

Estudos de campo mostraram que os vertebrados não dispõem de um repertório maior do que 30 a 40 configurações unitárias de sinais capazes de transmitir mensagens. Esses sinais podem ser constituídos de sons, posturas corporais, substâncias químicas etc. e variam de 10 em alguns peixes até o máximo de 37 no macaco rhesus.
Também os insetos não possuem mais do que 10 a 20 categorias de sinais1 .
A comunicação humana não -verbal através de sinais paralingüísticos de cada cultura humana - os gestos das mãos e a postura do corpo, por exemplo - são mais ou menos comparáveis em número às configurações de sinais dos animais. O ser humano usa, em média, cerca de 150 a
200 desses "típicos" gestos enquanto comunica2 ; Se a cada configuração corresponder um

Relacionados