ewgw

1500 palavras 6 páginas
nfsaoignfqwoifnqwofinasofiasnfkoaspnfasasokfnasofansfoasnfoa- sfnasoifn asjpfasnfnaspfasDurante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1960), período de maior industrialização no país, talvez tenha sido também, uma das maiores temporadas de internacionalização dos costumes do cidadão urbanizado. Ao final da década de 1950 já havia 11 montadoras operando no Brasil: as norte-americanas Ford, General Motors, International Harvester e Willys; as alemãs Volkswagen e Mercedes-Benz; além da sueca Scania, a francesa Simca e a japonesa Toyota. Apenas a estatal Fábrica Nacional de Mofasfasfasfasffffffffffffffffffffffffffffvasvqwgqueca Scania, a francesa Simca e a japonesa Toyota. Apenas a estatal Fábrica Nacional de Motores (FNM) e a Vemag eram brasileiras, porém, a primeira utilizava tecnologia da americana Curtis Wright e a segunda fabricava, sob licença,os veículos da alemã DKW e posteriormente veículos americanos.

No empresariado, de diversos setores, prosperavam as famílias Guinle, Matarazzo, Crespi e muitas outras de origens não-brasileiras. As multinacionais eram a cereja do bolo. Consequentemente, praticamente todos os investimentos feitos durante esta época, tinham ideais administrativos alinhados com as filosofias capitalistas que já eram praticadas em outros países de “primeiro mundo”, em especial nos Estados Unidos. As oportunidades sempre eram aproveitadas por quem já dispunha de algum capital. Como os autores bem colocam, “um ou outro chegou a pensar no Brasil, não apenas como um porto seguro para ganhar rapidamente dinheiro, ou no povo só como mão-de-obra a ser explorada intensivamente”. É neste mesmo período que a publicidade no mundo começa se expandir e os profissionais começam a se especializar também no Brasil, todos de acordo com os padrões norte-americanos.

O “valor do progresso foi sempre, entre nós, a da imitação dos padrões de consumo e dos estilos de vida reinantes nos países ‘desenvolvidos’. (…) Foi essa preocupação ou temor do brasileiro

Relacionados

  • logística de suprimentos
    18900 palavras | 76 páginas
  • A célula - STC
    30894 palavras | 124 páginas