ewerweweww

2436 palavras 10 páginas
1.2 Descrições do Desenho Técnico O desenho técnico é um desenho que acompanha todo um rigor técnico, através de normas, que possibilitam uma única interpretação, sem ambiguidades na forma como descreve um determinado objeto. Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidos softwares que auxiliam a construção de desenhos normatizados. Estes softwares denominados CAD (Computer Assisted Drawing ou Computer Aided Design) substituíram os papeis e as canetas facilitando a elaboração de projetos industriais. Como exemplos temos o AutoCAD, SolidWorks, Catia etc.
Além dos softwares do tipo CAE que servem tanto para modelagem como para simulações. 1.3 Vistas Ortográficas e em Perspectiva 1.3.1 Projeção ortográfica Basicamente a projeção ortográfica pode ser definida como qualquer projeção isolada feita pelo abaixamento de perpendiculares sobre um plano. Todavia o consenso advindo de longo uso a considera como combinação de duas ou mais vistas. Definição: A projeção ortográfica é o método de representar a forma exata de um objeto por meio de uma ou mais projeções do objeto sobre planos que em geral estão em ângulo reto entre si baixando-se perpendicularmente do objeto ao plano. O conjunto das vistas sobre esses planos descreve totalmente o objeto. (Desenho técnico e tecnologia gráfica – Thomas E. French e Charles J. Vierck) Exemplo: Figura 2: Conjunto das vistas sobre planos As vistas ortográficas da figura 1 são mostradas nas figuras 3 e 4 abaixo: OBS: Foi considerada como vista frontal a face do cubo que se encontra inclinada.

Figura 3: Vistas Ortográficas

Figura 4: Vistas Ortográficas 1.3.2 Vistas em perspectiva A vista em perspectiva representa o objeto como ele aparece nos nossos olhos. No entanto, suas linhas não podem ser diretamente medidas para que haja uma descrição exata do objeto. Visando a elaboração de um sistema de desenho que representasse o objeto em perspectiva, de tal forma que

Relacionados