ewdyg

917 palavras 4 páginas
ALCOOL
Álcool é toda substancia orgânica cujas moléculas possuem uma ou maus hidroxilas (- OH) ligadas diretamente a um grupo da alquila.
É, comumente, utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o componente principal das bebidas alcoólicas.
TIPOS
Álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.
O metanol é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. Sua fórmula é CH3OH.
No fenol (C6H6O), a hidroxila está ligada a um anel benzênico. (Na maioria dos textos, este composto não é considerado um álcool).
Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento da octanagem, atuando como antidetonante, para que a gasolina possa ser comprimida no pistão do motor carburante ao máximo e não entre em combustão antes de acionada a vela do motor.
O álcool bornílico é obtido ligado com o hidroterpendio que corresponde a cânfora.
O álcool desnaturado é uma composição com o metileno.

NOMENCLATURA

PRODUÇÃO
É produzido a partir matérias primas com origem vegetal que possuem altos índices de frutose. A principal matéria prima utilizada é a cana-de-açucar, mas existe também o uso de outras matérias como o milho, a mandioca e o eucalipto.
Após o corte, é feito o transporte da matéria para a usina, onde ocorre a lavagem e a moagem seguida da filtragem, de onde são obtidos a garapa e o bagaço. A garapa é aquecida, formando um líquido viscoso e rico em açúcar, o melaço. Depois, adiciona-se ao melaço um pouco de água e ácido, de onde obtemos omosto. Após 50 horas de fermentação 13% do mosto torna-se álcool e é enviado para a destilação.
Para obter o álcool etílico a partir da mistura é feita uma destilação fracionada. Para o álcool puro ou anidro, retira-se a água excedente. O

Relacionados