ewdgasd

Páginas: 11 (2668 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2013
Pasto é a vegetação utilizada para a alimentação do gado e por extensão o terreno onde o gado é deixado para se alimentar. Antes do advento da revolução verde e da produção de ração em grande escala, o pasto era a fonte principal de subsistência dogado. Atualmente, a prática de alimentar o gado exclusivamente no pasto é denominadacriação extensiva, posto que necessita de grandes áreas para seviabilizar. Em contraponto, a criação de gado em áreas pequenas, ou mesmo em confinamento, com alimentação baseada em ração, milho ou soja, é conhecida como criação intensiva. A cana de açucar picada tem sido utilizada, de forma intensa, como complemento alimentar para gado confinado. No pastejo o consumo de partes das plantas sem matá-las, mantém nelas o potêncial de crescimento.Muitos herbívoros e plantas evoluem conjuntamente, cada qual atuando sobre o outro como agente de seleção natural.

Formação e manutenção de pastagem

 
Introdução
Na Zona Bragantina, a precipitação pluviométrica, temperatura e radiação solar são favoráveis à produção forrageira durante praticamente o ano inteiro, diferente do extremo sul do Estado do Pará. No entanto, no que diz respeito à fertilidade dossolos, especialmente à disponibilidade de nutrientes, há certas restrições. Na quase totalidade dos solos dessa zona, alguns nutrientes essenciais se encontram aquém do mínimo aceitável para a formação e crescimento das pastagens. O elemento considerado mais crítico é o fósforo, embora outros macroelementos como nitrogênio, potássio e cálcio podem também faltar, principalmente em sistemas maisintensivos de utilização de pastagem (Veiga, 1995).
As pastagens são a mais barata e prática fonte de alimento para os rebanhos leiteiros nas regiões tropicais úmidas, como a Zona Bragantina. Por isso, em área ocupada, são o principal uso-da-terra nas explorações leiteiras da região. No entanto, para alimentar eficientemente as vacas leiteiras, as pastagens devem fornecer quantidades adequadas deforragem de boa a alta qualidade. Daí, a importância de melhorar cada vez mais as pastagens. Apenas algumas propriedades mais especializadas fornecem, no cocho, forragem de capineira ou ração concentrada para as vacas em produção.
Na Zona Bragantina, a principal gramínea utilizada para formação de pastagem é o quicuio-da-amazônia (Brachiaria humidicola), presente em mais de 90% das propriedades. Essagramínea é caracterizada por sua rusticidade, agressividade, adaptação a solos ácidos e pouco férteis e excelente cobertura do solo, embora o seu valor nutritivo seja relativamente baixo. A segunda gramínea mais representativa na região é o braquiarão (Brachiaria brizantha cv. Marandu).
Sintomas de problemas das pastagens
Os principais sintomas de problemas das pastagens nos sistemas de produçãoleiteira da Zona Bragantina são listados na Tabela 1.
Tabela 1. Sintomas de problemas das pastagens nos sistemas de produção leiteira da Zona Bragantina.
Sintoma de problema
Possíveis causas
Relativo a produção de forragem
A produção de forragem ou o crescimento do capim é insuficiente.
Com o tempo a "juquira" domina e a pastagem se degrada .
A produção do leite por ha é baixa*
Capim nãoapropiado
Formação deficiente
Lotação alta
Falta de descanço ou descanço curto
Controle deficiente da "juquira"
Fogo excessivo
Falta de nutrientes no solo
Ataque de insetos e doenças
Relativo ao valor nutritivo da forragem produzida
O capim seca e produz muito talo e palha e pouca folha
Mesmo sobrando forragem, a produção de leite por vaca é baixa*
Capim não apropriado
Muito baixalotação
Longo período de descanso 
Falta de nutrientes no solo

*Considerando vacas com potencial genético para produzir até 8 litros de leite por dia
Fonte: Veiga (2000)
Características desejáveis de uma espécie forrageira

Apesar de existirem sementes de várias forrageiras no mercado, nem todas são apropriadas para formação de pastagem para o gado leiteiro. Uma vaca em lactação necessita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!