Ewassssssssss

1448 palavras 6 páginas
A arte na Idade Média

A arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa. A Arte Medieval ocupou uma vasta extensão de tempo da historia da arte, uns 1000 anos , assim como amplos territórios, como o oeste de Europa e o norte de África.
Os historiadores classificam a arte medieval como um grande período artístico, ainda que dentro deste poder-se-iam fazer várias subdivisões: Arte celta, Arte cristã tempera, Arte do período migratório, Arte prerromânica e Arte românica, Arte gótica, Arte Bizantina e Arte Islâmica. Cada "pobo" ou cultura da Idade Media teve o seu próprio estilo como a Arte Anglosaxona ou a Arte Viquinga. A arte medieval usou todo tipo de técnicas e estilos, como os mosaicos a escultura entre outros.Enquanto outras partes do mundo a religiosidade girava em torno de figuras imaginárias e criaturas de lendas grotescas, o cristianismo possui - como fundador - uma figura histórica de personalidade bem definida: JESUS. A arte desta fase girará em torno do cristianismo e da Igreja Católica. Bizantino Islamismo Românico Gótico.

Arte bizantina
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino I transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma

Relacionados