evsao escolar

2414 palavras 10 páginas
O IDOSO

Alagoinhas - BA
2013

O IDOSO

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Trabalho Profissional.

Professores: Clarice Kernkamp, Valquíria Caprioli, Maria Lucimar Pereira, Maria angela Santini, Rodrigo Trigueiro, Jossan Batistute.

Alagoinhas - BA
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. O PERFIL DO IDOSO
2.2. O IDOSO NO BRASIL
2.3. A SAÚDE NA/DA 3ª IDADE
2.4. O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. INTRODUÇÃO
Mundialmente, o perfil populacional tem mudado nas últimas décadas: há mais idosos do que jovens. Mas, a maioria dos países, em especial, os em desenvolvimento, como o Brasil, não está preparado para isso, gerando problemas e necessidades para todos. Como zelar desse contingente populacional crescente e oferecer-lhes uma vida saudável em meio às enfermidades e incapacidades e, com tanta falta de recursos e preparo?!
A partir do final do século XX, devido ao advento dos métodos contraceptivos ocorreu uma queda da fecundidade associada à redução da mortalidade infantil e, fatores e transformações socioeconômicas e culturais gerando um progressivo envelhecimento da população que trouxe e/ou gerou desafios quanto aos serviços especializados e, à pobreza, saúde, aposentadoria, estrutura familiar e infraestrutura pública. Tudo isso somado a uma lista de questões sociais ainda não resolvidas.
Nesse contexto, embora o Brasil seja um dos pioneiros da América Latina na implantação de políticas de bem-estar social (remonta ao período colonial), só com a Constituição Federal de 1988 é que ocorreu um avanço significativo, com a introdução do conceito de Seguridade Social: a proteção social deixou de ser assistencialista para ter conotação de direito de cidadania. E, mesmo nos últimos anos, tendo sido implementadas Leis, Conselhos, Políticas,

Relacionados

  • RELAT RIO CPA 2009
    31925 palavras | 128 páginas