Evolução W.Mcnight

5458 palavras 22 páginas
O NOVO LÍDER - Que tipo de liderança vai criar a empresa do futuro

O líder que serve
Quem vai conseguir comandar a empresa nessa época tão cheia de mudanças?

Por David Cohen

O mundo dos negócios é instável, a maior riqueza das empresas do futuro é um bem intangível (o conhecimento), a economia está se globalizando, as relações de negócios e trabalho são marcadas pela flexibilidade, o ritmo das inovações desafia as mais brilhantes estratégias e a sociedade exige mais das empresas. Nesse quadro, quem será capaz de dirigir uma companhia? Que qualidade deverá ter o líder de empresas do século 21? Como descobri-lo, como formá-lo?
Antes de pensar nessas questões, convém perguntar se devemos mesmo nos preocupar com elas. Será que o líder do futuro será de alguma forma diferente do líder do passado? Ou mais: haverá um líder do futuro?
Em 1993, a empresa de poupança e empréstimos Leeds, quinta maior do ramo imobiliário britânico, ficou sem executivo-chefe. A situação se prolongou por 18 meses. Para tomar as decisões estratégicas da empresa, os diretores financeiro, comercial e de sistemas passaram a trabalhar em conjunto com um comitê de dez gerentes e um presidente que só estava disponível duas vezes por semana. Sem poder central claro, a Leeds aumentou seus lucros em 22% em 1993 e em 37% no primeiro trimestre de 1994.
No livro Feitas para Durar, James Collins e Jerry Porras desfazem o mito de que as empresas visionárias precisam de grandes líderes carismáticos. "Numa das conclusões mais fascinantes e importantes das nossas pesquisas, descobrimos que criar e erguer uma empresa visionária não requer uma grande idéia nem um grande líder carismático", dizem os autores.
Para confirmar sua tese, Porras e Collins citam exemplos de executivos de grande sucesso com perfis totalmente diferentes do estereótipo do líder visionário. William McKnight, um quase desconhecido, dirigiu durante 52 anos a 3M, que se tornou famosa e admirada entre empresários de todo o

Relacionados