EVOLUÇÃO ORGÂNICA E PROGRESSO CULTURAL fichamento

2532 palavras 11 páginas
EVOLUÇÃO ORGÂNICA E PROGRESSO CULTURAL

“Na história humana, as roupas, ferramentas, armas e tradições tomam o lugar das peles, garras, presas e instintos na busca de alimentos e abrigos. Hábitos e proibições, representando séculos de experiência acumulada pela tradição social, substituem os instintos hereditários, para facilitar a sobrevivência de nossa espécie.” (p. 32,33)

“Cada geração de filhos humanos tinha de aprender toda a arte de manter os fogos acesos e de fazer capotes, desde seus rudimentos mais simples. A arte era transmitida de pais para filhos apenas pelo preceito e exemplo.”(p.35)

“A longo prazo, a adaptação exclusiva a um ambiente peculiar acaba sendo prejudicial. Impõe restrições severas, finalmente fatais, às possibilidades de viver e reproduzir-se. Alongo prazo, a importância é a capacidade de adaptar-se às circunstâncias mutáveis. Essa Adaptabilidade está ligada a um sistema nervoso e, em última análise, de um cérebro.”(p. 37)

“a possibilidade de fazer substitutos artificiais para as defesas corporais é uma conseqüência de sua inexistência.” (p. 41)

“o homem foi dotado pela natureza com um cérebro bastante grande em comparação com seu corpo, mas esse dote é a condição que lhe permite fazer a sua própria cultura.” ( p.41)
“ a fala não é apenas o veículo pelo qual os pais podem transmitir suas próprias experiências aos filhos. É também um meio de comunicação entre todos os membros de um grupo humano que fale a mesma língua.” (p. 44)
“Os arqueólogos dividiram as culturas do passado em idade da pedra (velha e nova), do bronze e do ferro, à base do material de uso mais generalizado e preferido para os instrumentos de corte.” (p. 49)

O Homem é um ser naturalmente desprotegido do ponto de vista de defesa e de armas para caça, porém com o desenvolvimento de ferramentas, roupas e armas pode de alguma forma aperfeiçoar seus modos de caça e proteção.
Filhos humanos ao ver seus pais realizarem alguma tarefa não sendo algo

Relacionados