Evolução da Gestap Ambiental na Empresa

717 palavras 3 páginas
Universidade de Fortaleza
Disciplina: Tópicos de Gestão Ambiental
Professor: João Batista Vianey S. Moura
Aluno: Luis Felipe Veras Farias

TRABALHO 1 1. Explique com suas palavras e a partir do artigo, o processo evolutivo da gestão ambiental nas organizações, considerando a preocupação ambiental contemporânea e o posicionamento empresarial sobre a questão.

O clube de Roma, por meio da obra Limites do crescimento abordou pela primeira vez a preocupação com o meio ambiente. Em 1972, realizou-se em Estocolmo na Suécia a primeira Conferencia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Em 1987, desenvolveu-se o conceito de desenvolvimento sustentável. E em 1992, realizou-se a ECO-92, desenvolvendo os impactos ambientais causados por atividades econômicas, sociais e políticas. Posteriormente, em 1988 foi redigido o Protocolo de Kyoto, referente à redução de emissões de gases poluentes para amenizar e até mesmo evitar o aquecimento global.
O tema relacionado com o meio ambiente tem sido bastante discutido. Ao longo dos anos, aumentou a preocupação ambiental referente aos impactos causados ao meio ambiente. Numa organização empresarial torna-se difícil a aplicação de gestão ecológica, sendo necessária a criação de estágios evolutivos dentro da empresa que gerando a conscientização da alta administração em matéria ambiental, e consequentemente os tratamentos de questões ecológicas por meio do desenvolvimento sustentável.
Portanto, é indispensável à implementação de uma gestão ambiental, já que após todo esse processo evolutivo da gestão ambiental, a sociedade passou a se preocupar mais com os problemas ambientais, exigindo da atividade empresarial a utilização de processos produtivos mais limpos e menos danoso ao meio ambiente, assim, aumentando a responsabilidade sócio-ambiental dos empresários.

2. Faça uma breve síntese sobre as diversas taxonomias da gestão ambiental empresarial, descrevendo ao final da síntese suas considerações pessoais acerca das abordagens.

A

Relacionados

  • Apontamentos de Organização e Gestão Empresas
    5572 palavras | 23 páginas