Evoluiçao politica na guine bissau

Páginas: 20 (4794 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU
ENA -Bafatá - Curso Médio de Contabilidade
Disciplina: Metodologia de Pesquisa Cientifica

Trabalho investigativo
EVOLUICAO POLITICA NA GUINE BISSAU DOS ANOS 1994/2012
Professor: Bacar Mane

Sumario
1.INTRODUCAO: 6
1.1Objectivos:6
2.Desenvolvimento: 6
3.As eleições Multipartidárias na Guine Bissau de 1994 8
4. Situação económica do Pais 8
4.1. Caso Jorge Quadro 8
5. Início da Fratricida Guerra de 7 de Junho 9
6. Económica pós conflito de 1997 9
6. Politica pós Guerra 10
7.Regresso de Nino Vieira . 11
8. Eleições Presidências e Legislativas 11
8.1. Caso Baciro Dabo 12
8.2.Caso Proença13
9.Golpe político de 12 de Abril 2012 14
10.Conclusão: 15
11. Referencias Bibliográficas 15

Assunto: Trabalho investigativo
Tema : Evolução política na Guine Bissau dos anos 1994-2012

1.INTRODUCAO:
A Guiné-Bissau, é um país da costa ocidental de África que se estende desde o Cabo Roxo até à ponta Cagete. Faz fronteira a norte com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné-Conacri (ex-francesa)e a sul e oeste com o oceano Atlântico. Além do território continental, integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais do rio Geba, de Pedro Álvares, de Bolama e de Canhabaque.
Foi uma colónia de Portugal desde o século XV até proclamar unilateralmente a sua independência, em 24 de Setembro de 1973, reconhecida internacionalmente- mas não pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal só veio em 10 de Setembro de 1974. A Guiné-Bissau foi a primeira colónia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal. Dentre inúmeros problemas que enfrenta, a situação política, socioecónomico é o mais agravante com consequências sérios para o desenvolvimento.
1.1Objectivos: Essainvestigação tem como objectivo trazer de forma sucinta e minuciosa a evolução politica da Guine Bissau em etapas, isto é a partir do período democrático até os dias de hoje, explicar como tem evoluído a nossa politica, os avanços e atropelos e como tem influenciado a nossa economia
2.Desenvolvimento:
A partir dos anos de 1994 aos anos 2012 a Política da Guiné-Bissau ocorre em um contexto multipartidário deuma república semipresidencial em uma democracia representativa em transição, por meio do qual o presidente é chefe de estado e o primeiro-ministro é chefe de governo. O poder executivo é exercido pelo governo, enquanto o poder legislativo é investido tanto pelo governo quanto pela Assembleia Nacional Popular. Desde 1994, o sistema partidário é dominado pelos socialistas do Partido Africano para aIndependência da Guiné e Cabo Verde e do Partido da Renovação Social. O Poder Judiciário é independente do executivo e legislativo.
Apesar do quadro democrático e constitucional, os militares têm exercido parcela substancial do poder e interferiram várias vezes na liderança civil desde que eleições multipartidárias foram instituídas em 1994. Nos últimos anos, Guiné-Bissau sofreu dois golpes deEstado, uma guerra civil, uma tentativa de golpe, e um assassinato presidencial pelos militares. Se quisermos assim nenhum presidente e governo actuou um período completo do seu mandato.
Voltando atrás em 1991 aquando do V° Congresso do partido, o estatuto do PAIGC como partido único foi revogado.
Para situar melhor e imprescindível voltar mais atrás para trazer em manga uma das situações maisagravante do pais, e que semeou ódio nos corações dos guineenses, isto é ,em 1986(após algumas tentativas de golpe de Estado evocadas pela segurança de Estado e que a ultima foi acusado o primeiro Ministro na altura o Sr Paulo Correia das intentonas, o chamado caso 17 de Outubro que levou a este senhor a ser demitido das suas funções e submetido a julgamento – “ O Tribunal Militar Superior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • guine bissau
  • Guiné Bissau
  • Guiné bissau
  • Guiné-Bissau
  • Guine Bissau
  • Guiné Bissau
  • Guiné-bissau
  • Guiné Bissau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!