Evolucionistas Antropologia

Páginas: 10 (2391 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2015
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA

LEWIS MORGAN

Morgan nasceu em 1818 no estado de Nova Iorque. Cursou direito no Union College, tendo exercido a profissão de advogado por algum tempo em Aurora e Rochester. Envolveu-se com política, filiando-se ao Partido Republicano; foi deputado e depois senador. Foi quando se interessou por antropologia e pelas questões ligadas aos iroqueses.
Entre seus estudosdestaca-se o do parentesco, no qual Morgan tenta estabelecer conexões de sistemas de parentesco em escala global (Systems of Consanguinity and Affinity of the Human Family, 1871); e o estudo sobre a evolução das sociedades humanas consagrado em Ancient Society (1877)[1] , no qual distingue três estados de evolução da humanidade: selvageria, bárbarie e civilização.
Morgan era um norte-americanonascido em 1818 que na juventude fazia parte de uma associação de dedicada a estudos clássicos. Ele era fascinada pela cultura iroquesa, mesmo sem saber quase nada sobre ela, e rebatizou o grupo como Grande Ordem dos Iroqueses. Mas em 1844 ele conheceu iroqueses de verdade e se interessou tanto em aprender com eles sobre sua cultura que se especializou no tema.
Segundo Celso Castro, esse encontro deMorgan com alguns chefes iroqueses pode ser considerado o nascimento da antropologia norte-americana. Seus estudos sobre a cultura iroquesa eram vistos por ele mesmo como uma forma de incitar a simpatia dos norte-americanos anglo-saxões pelos nativos e assim ajudar estes a “evoluir” rumo à civilização.
Ele desenvolveu uma extensa pesquisa sobre o parentesco em diversas culturas (o que veio acolocar este tema numa posição especial dentro dos estudos antropológicos) e sobre o comportamento animal, considerado por ele uma forma de compreender o comportamento humano.
Em 1877 publicou seu mais célebre livro, Ancient Society (A Sociedade Antiga), no qual estabeleceu um esquema evolutivo humano, com base no estudo de várias sociedades ao longo da história. Esse esquema, utilizado depois porMarx e Engels para reforçar a ideia do Materialismo Histórico e para fundamentar a teoria do desenvolvimento dos modos de produção, baseia-se na ideia de que toda a humanidade está fadada a passar pelos mesmíssimos estágios evolutivos, saindo da selvageria, passando pela barbárie e chegando à civilização (seu ápice). A tabela abaixo é adaptada do primeiro capítulo de A Sociedade Antiga e mostratodos os estágios teorizados por Morgan.



Esses estágios são chamados por ele de períodos étnicos, e vê-se aqui que para ele as diferenças culturais se dão diacronicamente e não sincronicamente. Uma “etnia”, para Morgan, seria definida por seu estágio evolutivo e não por características próprias. O conceito de cultura defendido pelo antropólogo norte-americano entende que ela se forma pelaacumulação de conhecimentos experimentais e se realiza plenamente quando atinge o estágio da civilização. Nessa visão, os povos ditos “primitivos” são vistos como arremedos, cuja cultura é entendida como algo irracional e não plenamente desenvolvido.
Morgan se baseia na ideia de que toda a humanidade segue a mesma história, determinada por uma natureza comum. Sua visão teleológica e idealista concebeque todos os povos estão destinados a cumprir sua realização no atingimento da civilização. Esta, obviamente, é idealizada com base na cultura ocidental eurocêntrica. Seu etnocentrismo (e o de autores evolucionistas) o levou a pensar na própria cultura como padrão para todas as outras. Dessa forma, Morgan compreende que há uma uniformidade cultural que só se diferencia em termos de grau. Essaperspectiva será revisada pela antropologia do século XX, que conceberá as culturas (no plural) como dotadas de características únicas.
Ele analisa as diversas sociedades segundo o desenvolvimento de 4 variáveis: as invenções e descobertas, a organização sócio-política, a organização familiar e a noção de propriedade. O grau de complexidade de cada uma dessas variáveis é o que permite, segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A antropologia evolucionista
  • Antropologia evolucionista
  • A antropologia evolucionista
  • A antropologia evolucionista
  • Antropologia: leví-strauss e os evolucionistas
  • Evolucionismo Biol Gico E Antropologia Evolucionista
  • Teorias evolucionistas
  • Psicologia Evolucionista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!