Evolucionismo e religião

Páginas: 3 (664 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
A quantidade de pseudociências presentes na internet e potencializada com o advento do Facebook se tornou um excesso. Simples assim: veja e compartilhe! Qualquer um pode copiar e colar uma informaçãoaparentemente polêmica, ainda que seja lógica (quando o é), para causar rebuliço e gritaria como fazem os rebeldes sem causa. É que uma afirmação pode ser lógica, o que não significa dizer que tenhaum sentido coerente e lúcido, mas é o que basta para servir aos charlatões de plantão. São iscas maliciosas que ocultam o verdadeiro sentido das descobertas científicas.

Vejamos um exemplo:quantos não se esmeram em difamar a Teoria da Evolução das Espécies? Há os que rastejam a procura de uma pedra que seja, pois qualquer pedrinha serve, para tentar inquietar. O que é admirável nessescaçadores de mito que emergem aqui e acolá é o sentimento questionador que parece existir, ainda que um sentimento infantil, primitivo, e sem comprometimento com a verdade, pois eis que não passa de umavaidade lúdica ancorada no falso saber.

Uma vez detectado o sintoma de uma das doenças da pós-modernidade, que é esse tumor do fanatismo e ignorância que se espalha pelo corpo doconhecimento, como se fé e ciência travassem uma eterna guerra, direi a razão por que a Teoria da Evolução das Espécies ainda é um livro que instiga: trata-se de uma obra cuja magnitude se deve ao trabalho frutoda investigação questionadora, com métodos adequados para se chegar a uma conclusão mais satisfatória. Mas os acalentados pela preguiça não poderão desfrutar dessa constatação, já que pensar lhes pesacomo a arca de Noé. A obra de Darwin não é fruto do misticismo, mas de uma prática científica rigorosa.

Quantos não repetem o velho jargão que diz “O homem veio da evolução do macaco!” ouentão, para simular uma verdade sob a máscara do desespero: “Por que os macacos existem então?” E vai além: “Você é um macaco?”.

Quem quer que queira estudar a obra em questão, não vai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolucionismo
  • Evolucionismo
  • Evolucionismo
  • evolucionismo
  • Evolucionismo
  • Evolucionismo
  • O Evolucionismo
  • Evolucionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!