Evolucao do sitema financeiro

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A EVOLUCAO DO SISTEMA BANCARIO

A formação do sistema financeiro teve seu início com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. Com o tempo novas instituições foram surgindo, como a Inspetoria Geral dos Bancos (1920), a Câmara de Compensação do Rio de Janeiro (1921) e de São Paulo (1932), dentre outros bancos e instituições privadas e as Caixas Econômicasfortalecendo o Sistema. Após a Segunda Guerra Mundial, nascem novas instituições financeiras mundiais, como o FMI e o Banco Mundial. Em 1945 é criado no Brasil a Superintendência da Moeda e do Crédito(SUMOC), que futuramente em 1964, pela lei 4.595, daria lugar ao Banco Central do Brasil.
A partir dos anos 50, solidificaram-se as posições brasileiras, explodindo aos poucos seu potencialeconômico.
Propagaram-se os bancos e, com eles, os primeiros sintomas de uma debilitada capacidade empresarial para administrá-los. Mais de 500 matrizes bancárias funcionavam na ocasião.
O mesmo decreto criava, como instrumento de controle do volume de crédito e dos meios de pagamento, o depósito compulsório.
Inúmeros bancos encerraram suas atividades. Outros tantos desapareceram, através de fusões eincorporações. Saneou-se e, ao mesmo tempo, solidificou-se o Sistema Financeiro Nacional.
Nas décadas de 50 e 60, com a criação do BNDES, do Sistema Financeiro da Habitação, do Banco Nacional da Habitação e do Conselho Monetário Nacional, o país passa por um novo ciclo econômico e o Sistema Financeiro Nacional passa a ser regulamentado através do CMN e do Banco Central (BC ou BCB), que tornam-se osprincipais órgãos do sistema.
O surgimento de bancos de investimento e a facilitação dada pelo CMN às empresas para obtenção de recursos exteriores possibilitou um aumento no fluxo de capitais no país. Em 7-12-1976, é criada a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que facilita a obtenção de recursos pelas empresas, e o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), criado em 1979, passou arealizar a custódia e liquidação com títulos públicos como as Letras do Tesouro Nacional e as Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional
Ao final da década de 80, a Resolução 1.524, de 22 de agosto de 1988 do Conselho Monetário Nacional, facultou às instituições financeiras sua organização como única instituição com personalidade jurídica própria.
O processo de globalização, a abertura econômicae o Plano Real provocaram, em seu conjunto, com o apoio do PROER, do FGC, do PROES e da adesão do Brasil ao Acordo de Basiléia, um processo de saneamento, privatização e fusão de instituições bancárias que, atualmente, no início do século XXI, podemos dizer que inicia uma revolução nos métodos e práticas de nossa atividade bancária, sem dúvida, para melhor.
Além disso, após o Plano Real, com ofim dos ganhos fáceis do floating – a aplicação privilegiada dos recursos dos correntistas a taxas que chegaram a ser de 80% ao mês, na época da inflação desenfreada -, os bancos brasileiros precisaram buscar novas fontes de receita.
O floating funcionava como uma espécie de denominador comum, principalmente para bancos de varejo, com grande rede de agências e muitos clientes pessoas físicas.
Oganho era o mesmo para todos e não requeria qualquer esforço e nem mesmo competência. Bastava captar depósitos à vista.
Além do fim da inflação elevada, os bancos tiveram que enfrentar os processos de reestruturação e globalização que, entre outras coisas, trouxeram novos competidores estrangeiros ao Brasil. A arma para ganhar mercado e manter o cliente foi mudar a estratégia de atendimento epartir para o aumento da oferta de produtos e serviços.
Os bancos passaram a segmentar a clientela em grupos a partir de suas características: faixa de renda ou faturamento e informações de comportamento bancário – número de produtos utilizados, reconhecimento dos produtos, tempo de relacionamento, perfil de crédito, informação do posicionamento do cliente como tomador de recursos ou como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atualidades sitema financeiro
  • Garantias do Sitema Financeiro Nacional
  • Evoluçao do sistema financeiro
  • Evoluçao do sistema financeiro intenacional
  • Evolução do Sistema Financeiro Moçambicano
  • A evolução do pensamento financeiro
  • Evolução Histotica do Sistema Finançeiro Internacional
  • A Evolução Do Sistema Financeiro Brasileiro Até O Plano Real

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!