Evoluaçãoção histórica da administr

2280 palavras 10 páginas
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO

Prof. Msc. Reynaldo Tajra França Filho

- A história da administração é recente. - Somente a partir do século XX é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento de notável inovação. - No final do século XIX, a sociedade era completamente diferente; as organizações eram poucas e pequenas. - Predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos (como médicos, advogados).

INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS

- O filósofo grego Sócrates (470 a C – 399 a C) expõe seu ponto de vista sobre administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. - Platão (429 a C. – 347 a C.), filósofo grego, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.(A República). - Aristóteles (384 a C. – 322 a C.) no seu livro Política, sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública:

a) Monarquia ou governo de um só (tirania). b) Aristocracia ou governo de uma elite (oligarquia). c) Democracia ou governo do povo ( que pode degenerar em anarquia).

- Francis Bacon (1561 a 1626), filósofo e estadista inglês, mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental. - Francis Bacon antecipou-se ao princípio conhecido em administração como princípio da prevalecência do principal sobre o acessório. - René Descartes (1596 a 1650) filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à matemática e à geometria da época. - Thomas Hobbes (1588 a 1679), filósofo político inglês, defende o governo absoluto em função de sua visão pessimista da humanidade. - Jean Jacques Rousseau (1712 a 1778) desenvolve a teoria do Contrato Social: o Estado surge de um acordo de vontades. Rousseau afirma

Relacionados