EVOLU O DOS PROCESSADORES RAFAEL

1597 palavras 7 páginas
ESCOLA FORTEC

EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES

NOME: RAFAEL FREIRE DA SILVA N°24 EME-1
PROFESSOR (a): Bruno Baruffi

Praia Grande, Novembro de 2013.

INTRODUÇÃO
A história dos PCs é formada basicamente pela evolução de seus componentes, que a cada dia se mostram mais rápidos, menores e mais baratos. Porém, isto não tirou a importância primordial dos processadores dentro de uma máquina. Nesta galeria, nós vamos ver a evolução dos principais ‘pequenos chips’ para computadores.

EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES
Em Novembro de 1971, uma companhia chamada Intel, publicou a introdução para o mundo do primeiro processador do mundo, o Intel 4004 (Patente Americana #3,821,715), inventado pelos engenheiros da Intel Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazor. Após a invenção do circuito integrado que revolucionou o mundo dos computadores, a única coisa a fazer era diminuir no quesito tamanho. O chip Intel 4004 tinha tudo que um computador precisava para pensar em um pequeno chip. Programar uma inteligência artificial em objetos inanimados se tornou possível depois do lançamento desse revolucionário chip.
No final dos anos 60, muitos cientistas discutiram a possibilidade de um computador em um chip, mas muitos sentiram que a tecnologia de circuito integrado não estava tão avançada para se chegar a um chip como esse que parecia um sonho. Mas o funcionário da Intel Ted Hoff pensou diferente; ele foi o primeiro a reconhecer que a tecnologia MOS poderia fazer um chip CPU(Central Processing Unit).
Hoff e o time da Intel desenvolveu esse chip com apenas 2,300 transistores em uma área de apenas 3 x 4 milímetros. Com um CPU de 4-bit, registro de comando, decodificador, controle de decodificação, Controle de monitoramento de comandos de máquina e registro de intervalo, o 4004 foi uma grande invenção.
Os processadores de 64-bit ainda são baseados no 4004, e os processadores ainda continuam sendo o produto que é produzido em massa que tem mais de 5.5 milhões

Relacionados

  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas